Dívidas renegociadas

O IRI, Indicador de Registro de Inadimplentes mostra diminuição de 5,9% na inadimplência na capital paulista em relação ao mesmo período de 2012. O recuo se deve às grandes campanhas de renegociação de dívidas, inclusive pela internet. Como os consumidores estão menos endividados, um número menor de pessoas vai usar o 13º salário para quitar débitos, fenômeno revelado pelas pesquisas feitas pela ACSP e pelo Instituto Ipsos.   
O levantamento feito entre os dias 21/10 e 31/10 para saber a destinação da primeira parcela do 13º salário, mostrou que 24,5% dos consumidores responderam que pretendiam pagar dívidas, ante 32,6% em 2012. Já na segunda pesquisa, realizada entre os dias 19/11 e 1/12, o pagamento de dívidas foi a destinação citada por 21,7% dos entrevistados, contra 27,3% em 2012.
Em comparação com novembro, o IRI aponta diminuição de 6,4%, impulsionada pelo recebimento da primeira parcela do 13º – uma parte dos consumidores, mesmo que menor do que em 2012, usou o dinheiro para quitar dívidas, conforme revelado acima.  
“O Balanço e as pesquisas da Associação Comercial revelam um consumidor que está mais precavido, menos inadimplente e poupando mais nos últimos meses. Isso o habilita a comprar mais em 2014 e com segurança”, afirma Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo, ACSP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima