Quando uma empresa precisa lidar com a situação de um colaborador inadimplente, o mais indicado é entender a raiz desse problema e mostrar apoio ao funcionário. Para Alex Sandro Pinho, gerente operacional da Support Cred, os gestores sempre devem esclarecer para os colaboradores que esses problemas acontecem, e que a empresa está aberta para auxiliar no que for necessário. “Entendemos que em alguns casos, os colaboradores estão iniciando no mercado de trabalho e ainda não sabem lidar com as suas contas pessoais pela falta da instrução de como lidar com o seu dinheiro e os crediários no mercado de bens e serviços”, comenta.
Segundo Pinho, a queda de produtividade desse funcionário pode ser uma grande preocupação para uma empresa de cobrança, principalmente quando eles não têm como esquecer esse problema quando lidam com cobrança de dívidas no seu dia a dia. Por isso, para ele, o trabalho da área de recursos humanos é essencial. “Com base na política da empresa, o RH deve desenvolver campanhas como palestras, publicações, debates, testemunhos de pessoas que superaram este problema ou treinamentos específicos sobre educação financeira”, explica.
No entanto, o executivo esclarece que essas ações só devem ser tomadas a partir do momento em que o funcionário se mostra disposto a falar sobre o assunto. “A empresa só deve agir a partir do momento em que o colaborador expõe a sua dificuldade financeira e entendemos que a melhor maneira de aconselhar é pelo RH por meio da importância da educação financeira, desenvolvendo as medidas propostas pela empresa”, afirma.