Ainda nova no Brasil, a prática de coaching, oriunda da Europa, já é bastante conhecida e utilizada por lá e nos Estados Unidos. Por mais que existem desafios a serem enfrentados por aqui quanto à adoção desta ferramenta, principalmente quanto à resistência por parte de algumas empresas e/ou seus colaboradores em mudar, o presidente do Instituto Brasileiro de Coaching (IBC), José Roberto Marques, garante os benefícios. “Uma empresa que adota o coaching adquire uma filosofia pautada no desenvolvimento humano e aceleração de resultados, visando a alta performance de profissionais, equipes e da organização como um todo. Além disso, esta passará a oferecer um ambiente mais confiável e confortável aos profissionais, com o intuito deles terem mais segurança para desenvolverem suas atividades”, explica o presidente.
Marques ainda diz que é importante a ferramenta ser implementada por um profissional capacitado e certificado, podendo ser tanto uma pessoa externa contratada pela empresa, quanto um líder ou gestor que tenha realizado a formação, quebrando a ideia que muitos empresários alimentam de ser sempre alguém de fora da organização. “O desafio é alinhar as expectativas da empresa com as dos colaboradores. Nesse sentido é preciso gerar uma sinergia, onde o profissional sinta-se parte do processo e tenha responsabilidade sobre os resultados alcançados. O coaching pode ser trabalhado das duas maneiras, e em ambas apresentam resultados satisfatórios. Por isso é preciso fazer um levantamento para diagnosticar quais são as melhores práticas para atender a necessidade da organização”, apresenta.
As empresas de crédito e cobrança, que precisam de profissionais focados e comprometidos, também podem fazer uso da prática, principalmente no que diz respeito a uma boa comunicação e embasamento técnico. “O coaching pode auxiliar do desenvolvimento dessas competências, além de desenvolver outras para o bom andamento das atividades, bem como melhorar os resultados. Planejamento estratégico, gestão de tempo, comprometimento e foco em resultados são algumas das aptidões”, ilustra o presidente. “Com as técnicas e ferramentas do coaching, os profissionais terão plena ciência do seu papel e importância dentro da organização, bem como enxergará de forma clara como seu bom desempenho profissional refletirá positivamente na sua vida pessoal”, conclui.