Tendência entre empresas, o coaching vem mostrando cada vez mais seu valor e que não se restringe somente a determinadas áreas, bem como não é só para executivos de alto escalão. Entretanto, ainda existe certo receio com a prática, visto que, mesmo sendo uma ferramenta atual, não é comum o uso da mesma em empresas menores e/ou longe dos setores financeiros e industriais. Além disso, muitos empresários confundem o coaching com o serviço prestado pelo RH – aliás, nada impede que ele faça parte do mesmo, respeitando-se a funcionalidade de cada. Porém, ele pode ser o diferencial de uma empresa, tanto estrategicamente, quanto para identificar o talento dos colaboradores, conseguindo um aproveitamento melhor deste, independente do segmento.
“O coaching hoje está na moda e, por isso, tem aparecido as mais diversas metodologias e promessas com esse nome. O coaching estratégico, por exemplo, é uma nova metodologia desenvolvida que toma por base o planejamento e gestão estratégica de vida, carreira e da organização. Se inúmeras vezes aplicada nas mais diversas empresas, é capaz de trazer benefícios inigualáveis para as empresas e seus colaboradores”, conta Alexander Baer, presidente da Alexander Baer Associados. Ele ressalta que é preciso que as empresas estejam atentas, pois aquelas que forem iguais às outras e não tiverem o foco no seu cliente interno (colaborador), vão perdê-lo muito rapidamente, pois ele sabe o que quer da sua vida pessoal e profissional.
Para as empresas de crédito e cobrança, onde os colaboradores vivenciam situação de estresse com freqüência, Baer lista alguns benefícios das técnicas voltadas para este setor:
– Dar um rumo na vida e na carreira dos colaboradores;
– Mostrar o que precisa ser feito para chegar lá;
– Buscar e definir ferramentas para atingir o equilíbrio de vida e carreira em 13 áreas sistêmicas da vida;
– Ensinar o processo que potencializa o poder pessoal;
– Mostrar objetivos e metas que trazem a clareza e o foco de onde se está, onde se quer chegar e COMO chegar lá. Tudo de forma clara, concreta e definida;
– Ganho de uma competência de gestão e gerenciamento de sua vida;
– Desenvolvimento da criatividade;
– Aumento da autoconfiança, autoconhecimento e autorrealização;
– Capacitação para restabelecer metas e mensurar resultados;
– Uma ferramenta que promove uma performance continuamente excelente.
– Indispensável para executivos, gestores, líderes e todos aqueles que querem sair da sua zona de conforto e fazer algo para mudar sua vida e carreira;
– Finalmente: sair do subjetivo e ir para o concreto = AÇÃO!