Ainda pouco conhecida, a portabilidade de crédito dá ao cliente a possibilidade de levar seu débito para outra instituição financeira que lhe ofereça condições melhores. No entanto, seu potencial ainda não tem sido totalmente explorado, segundo o coordenador do curso de Administração da Universidade Mackenzie Campinas, Luiz Carlos Lemos. Do ponto de vista dele, a ferramenta ainda precisa de mais divulgação, pois o cliente não está ciente desse recurso e ainda vive a velha cultura de dependência de certa instituição financeira.
Segundo Lemos, uma das dificuldades para que a portabilidade mostre seus efeitos no mercado financeiro é que ela ainda é pouco conhecida “O maior desafio passa pela divulgação da novidade. Sem o devido esclarecimento, portadores de crédito, continuarão reféns daqueles que lhes concederam recursos”, diz o professor.
Ainda segundo o coordenador, quando o cliente tiver maior informação, a mudança aumentará a competitividade entre os bancos e financeiras, levando ao barateamento do crédito, uma vez que as empresas precisarão de recursos para conquistar e fidelizar o cliente. “O mais importante efeito que a mudança trará é o barateamento do crédito, uma vez que permitirá certa disputa nesse mercado.” Para ele, os bancos precisarão ofertar, além de juros menores, pacotes de tarifas mais atrativos aos clientes como forma de fidelização. “Uma vez que o crédito for transferido para outro banco, a tendência é que a conta corrente, também o seja”, completa.