Pesquisa do IBGE aponta que a população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26% entre 2012 e 2018. Além disso, os dados comprovam que os idosos estão vivendo mais, tornando público alvo de diversas empresas e setores da economia. Uma delas são as fintechs para seniors, empresas que aproveitam a transformação digital no setor bancário, mas direcionam essa inovação para um público mais resistente à tecnologia. Um exemplo de empresa nesse ramo é a Prestho. A plataforma surgiu para facilitar o acesso ao crédito consignado 100% digital para os “seniores digitais” – categoria segmentada, com desejos e necessidades específicas, que demanda um olhar diferenciado.
“A Prestho é uma plataforma de empréstimo consignado que funciona 100% online e com o objetivo de atender servidores federais, aposentados e pensionistas do INSS. O cliente contratar o serviço de forma online – sem restrição de horário, local ou dia. É possível, por exemplo, adquirir um empréstimo consignado em um domingo ou de madrugada, vantagem que o sistema bancário tradicional no Brasil ainda não oferece”, explica a CEO Patricia Soares.
Com o objetivo de promover o melhor atendimento e usabilidade, a Prestho investiu em uma plataforma personalizada, pensada exclusivamente na navegação dos seus usuários. Ela é didática com formato e linguagem simples para promover transparência e agilidade. Segundo Diego Andrade, CTO da fintech, foram dedicados vários meses de estudos para que a empresa pudesse entregar a melhor experiência possível para o público sênior. Os diferenciais vão desde o tamanho da fonte, até as cores e a personalização dos canais de atendimento. “Estudamos durante 12 meses a experiência do usuário sênior no mundo digital. Somente após este período, a Prestho foi ao ar.”
Ele conta que a empresa queria entregar algo que de fato fizesse sentido para esse público. “Logo no início dos testes, percebemos o quanto a terceira idade é carente de tecnologia e o quanto eles desejam aprender e estar inseridos nesse universo. Também ficamos surpresos com o comportamento dos seniores digitais. Desde que a plataforma foi lançada, do total de simulações de crédito realizadas, 42% foram feitas fora do horário comercial ou bancário, e muito aos domingos. Além disso, é comum simulações por pessoas com mais de 60 anos serem feitas entre 1h e 5h da madrugada, mostrando um enorme potencial nesse mercado”, completa Diego. Hoje, além da plataforma, o usuário pode também simular e contratar uma operação de empréstimo consignado por outros canais, como messenger, chat online, whatsapp.