Hora de acertar as contas!

Dos brasileiros que vão receber o 13º salário, 28,9% vão usar a primeira para pagar dívidas, revela Pesquisa da Associação Comercial de São Paulo. Há um ano, eram 24,5%. Já 20% dos consumidores ouvidos para o levantamento disseram que vão utilizar o benefício para poupar, ante 20,4% em novembro de 2013. 
“Quase metade dos brasileiros vai usar a primeira parcela do 13º salário para quitar dívidas ou poupar, o que mostra que o consumidor está mais cauteloso, responsável, consciente. Isso sugere também que ele pode estar preocupado com as definições e mudanças na política econômica e, por isso, opta por fazer uma reserva”, ressalta Rogério Amato, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). Ele completa que contribui para essa cautela o cenário macroeconômico observado de um ano para cá, com juros mais altos e crédito mais escasso.  
Para se ter uma ideia da importância do 13º salário para a economia e para o varejo, o pagamento das duas parcelas do benefício vai injetar R$ 158 bilhões na economia, segundo o Dieese. O valor equivale a cerca de 3% do PIB. O Dieese também estima que 84,7 milhões de brasileiros contarão com o dinheiro extra e que cada consumidor receberá, em média, R$ 1,774 mil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de acertar as contas!

As empresas do estado de São Paulo representam 31,7% do total de companhias inadimplentes no Brasil (3,5 milhões), segundo estudo da Serasa Experian. Minas Gerais aparece em seguida, com 9,6%, depois aparecem Rio de Janeiro, com 7,6%, Rio Grande do Sul, com 6,7%, e Paraná, com 6,5%. Para ajudar as empresas a negociarem seus débitos diretamente com as empresas credoras, está no ar desde ontem, dia 15, o Feirão Limpa Nome Online Empresas, um serviço da Serasa Experian, que possibilita aos empresários a renegociação das dívidas de pessoa jurídica, sem sair de casa ou do escritório.
Entre as empresas participantes do Feirão estão: AES Eletropaulo, Banco da Amazônia, Banco Mercantil, Banco Tribanco, Banco Bradesco, Bradesco Cartões, Bradescard, Cartões American Express, Bradesco Financiamentos, Itaú, Bandeirante Energia, Banrisul, Braspress, BRFoods, CVC, Embrasil, Grupo Eletrobrás, GVT, HSBC, Manaus Ambiental, Martins Atacadista, OI, Pepsico, Recovery, Santander,  TIM, Claro, entre outros.
O responsável pela empresa deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas de seu negócio e as dívidas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o valor disponível para pagar a nova dívida que será negociada, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia.
Pesquisas da Serasa Experian indicam que a maioria das companhias devedoras deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com a empresa credora. “O objetivo do Feirão Limpa Nome Online Empresas é reinserir essas companhias no mercado de crédito. Entendemos que este é o momento de incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar e de quem está com débitos em aberto e quer receber. Este processo, realizado online, beneficia empresários brasileiros de norte a sul, permitindo que todos os empreendedores acessem o serviço pela internet e negociem suas dívidas”, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa Experian.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima