Inadimplência das empresas recua em setembro



A inadimplência das empresas brasileiras recuou 9,2% em setembro, na comparação com agosto, conforme revela o Indicador Serasa Experian de Inadimplência das Empresas. Já na comparação com setembro de 2011, a inadimplência das pessoas jurídicas apresentou um ligeiro avanço de 0,4%. Na relação entre os acumulados de janeiro a setembro de 2012/2011 o crescimento foi de 12,7%.


Para os economistas da Serasa Experian, a queda verificada em setembro, frente a agosto, foi decorrente do menor número de dias úteis no nono mês do ano. Isto impactou diretamente os protestos e cheques sem fundos, que apresentaram os maiores decréscimos na composição do indicador, uma vez que os cartórios de protestos só funcionam em dias úteis, datas em que também são efetuadas as compensações de cheques.


A inadimplência nas dívidas bancárias caiu 0,7% em setembro, na comparação com mês anterior, em razão da melhoria gradual nas finanças empresariais. Contribuíram para isso: a queda na inadimplência do consumidor; a redução dos juros no crédito e a recuperação da atividade econômica. O único componente do indicador que teve crescimento em setembro, comparado com agosto, foi a inadimplência nas dívidas não bancárias, com uma pequena evolução de 0,3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima