Somam 8,5 milhões de brasileiros os interessados em comprar um carro novo ou usado esse ano. Desse total, 71,5% dos consumidores emergentes vão optar por financiamento, 75,3% das classes A e B também vão recorrer a essa modalidade de pagamento. As informações são da pesquisa intitulada “Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012”, realizada pela Acrefi, Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, e pelo Instituto Data Popular.
A pretensão por adquirir uma motocicleta atinge 1,7 milhão de pessoas no País e a maioria fará o pagamento a prazo. Nas classes C, D e E, o financiamento será utilizado por 86,8% dos entrevistados, e nas classes A e B, por 78,4%.
O financiamento bancário é considerado a via de aquisição de veículos preferida das classes emergentes, com a adesão de 40,8% dos respondentes. Em seguida, vem o pagamento à vista (33,9%), financiamento da loja (12,7%), leasing (7%) e consórcio (5,7%). Por outro lado, na alta renda, o financiamento bancário representa 33,5% dos pagamentos para aquisição de veículos, enquanto o pagamento à vista responde por 44,2%. Em seguida, o financiamento da loja (11,7%), leasing (7,6%) e consórcio (2,9%).