A tecnologia se tornou imprescindível para o sucesso nas operações de cobrança. O uso de SMS é um exemplo de recurso que auxilia positivamente. Para Lauri Bizotto, diretor da empresa BL Cobrança, a presença do serviço na atividade se resume em quatro palavras: agilidade, assertividade, flexibilidade e custo. “Como é uma ferramenta de baixo custo e pode ser amplamente potencializada por ter a capacidade técnica de atingir maior número de clientes devedores, naturalmente a possibilidade de recuperar o crédito será bem maior”, declara Lauri Pedro Bizotto, diretor da empresa BL Cobrança.
Para Bizotto, além do uso de SMS na atividade de recuperação de crédito impactar diretamente na questão de resultados em menor tempo, ele diminui a necessidade do cobrador ter que entrar em contato com o devedor por telefone, por exemplo. “O gestor de crédito e cobrança atinge grandes volumes em menos tempo, e isso ajuda na redução dos índices de cobrança”, afirma o diretor.
O SMS tem sido muito utilizado na cobrança atualmente, sendo eficiente principalmente com o público jovem, até 35 anos, segundo Bizotto. Ele explica que, em primeiro lugar, quando há a entrada de novos arquivos devedores, é feita uma análise do perfil do cliente. “Por exemplo, análise de perfil da carteira e do contratante, do devedor, o ticket médio e a volumetria (quantidade de devedor)”, explica. Além disso, Bizotto acrescenta que o SMS é usado em mais de uma ocasião nas operações de recuperação de crédito. “Como em agradecimento por um acordo feito; Lembrança dois dias antes do vencimento do acordo; Lembrança no dia do acordo e cobrança dois dias depois”, conclui.