As novas regras para a portabilidade de crédito, em vigor desde maio do ano passado, afetaram tantos os clientes de crédito, como as instituições financeiras que fornecem esse serviço. Com a regulamentação, elas têm agora até cinco dias para formular uma contraproposta ao cliente que quer realizar a portabilidade. Isso, segundo o diretor jurídico da Sorocred, Marcelo Moreira, representa um desafio, pois os clientes têm se tornado “cada vez mais exigentes e conscientes dos seus direitos, se adequando com dinamismo à competição, ao mercado e à redução nas taxas de juros”.
Além disso, a regulamentação trouxe clareza para as negociações entre as instituições financeiras e seus clientes, o que levou a resultados positivos, segundo Moreira. “Se observou uma queda nas reclamações sobre a liquidação antecipada, equilibrando o setor e amparando aos clientes”, pontua.
Contudo, as novas regras trazem aumento da competitividade entre os bancos e financeiras, sendo preciso conquistar o cliente. Moreira comenta que os clientes de crédito querem ser bem atendidos e tratar dos assuntos que envolvem seu crédito de forma clara. Assim, manter um diálogo aberto e ágil para tratar os problemas, atender bem o cliente e reforçar a importância de a instituição em estar em conformidade com as normas de portabilidade, seriam as ferramentas para conquistar de vez o cliente, segundo o executivo. “Crédito e credibilidade caminham juntos.”