Em 2013, houve alta de 3,5%, em média, nos contatos com os endividados para a recuperação de crédito, segundo levantamento do Instituto Geoc, com as empresas associadas. As empresas têm como principais meios de comunicação a telefonia – fixa e celular – o SMS e as postagens.
Nos seis primeiros meses do ano, o telefone fixo foi a principal forma de comunicação entre as empresas de recuperação de crédito e os inadimplentes com 26,5 milhões de contatos/mês, com alta de 2,71%, em relação ao mesmo período do ano passado (25,8 milhões de contatos/mês).
As ligações por celular tiveram elevação de 3,49%. Em 2013 foram 17,8 milhões de contatos/mês contra 17,2 milhões de contatos/mês, em 2012. Em seguida vieram as mensagens por SMS, com alta de 4,58%. As empresas de cobrança enviaram 16 milhões de mensagens/mês neste ano e 15,3 milhões de mensagens/mês, em 2012. Por último ficaram as postagens com 1,77 milhão de cartas/mês contra 1,72 milhão de cartas/mês. Elevação de apenas 2,91%.
Para Egberto Hernandes Blanco, presidente do Instituto Geoc, o cenário se estabilizou no último ano, depois da mudança de modelo dos acionamentos. Em 2011, eram apenas 6,5 milhões de mensagens/mês por SMS. “As mensagens estão se tornando uma boa ferramenta de comunicação entre as empresas e o consumidor”, afirma.
O levantamento feito pelo IGeoc ainda conclui que são necessários cerca de quatro contatos com o inadimplente para ter um retorno. Porém, o momento econômico de baixo crescimento do Brasil não favorece as empresas de recuperação de crédito. “Em época de crise, a inadimplência é maior, mas também é mais difícil conseguir receber dos devedores”, conclui o presidente.