A Orcozol, empresa de assessoria e consultoria de cobranças, aderiu à plataforma thin computing da Wyse Technology e a tecnologia de virtualização Citrix. “Nós atendemos grandes grupos financeiros, então precisávamos de um sistema seguro que suportasse nosso volume de dados”, explica Adílio Almeida, consultor de sistemas da Orcozol. Para atender esta demanda, a empresa deu início a um processo de atualização tecnológica, optando por terminais magros ou thin clients em vez de computadores convencionais embarcados com tecnologias de virtualização de ponta.
O projeto, desenvolvido pela integradora Solve System, é composto por terminais thin clients modelo S10 com solução baseada em ambiente Citrix XenApp Enterprise Edition e Microsoft Windows Remote Desktop Srvcs CAL 2008. A princípio, os thin clients seriam implementados apenas na nova unidade, que concentra o setor de atendimento. Porém, como parte da estratégia de crescimento para 2010, a empresa expandiu a virtualização de dados para as demais áreas. “O projeto começou com 850 thin clients. Até o fim do processo teremos cerca de 1.300 terminais magros Wyse, pois aprovamos o desempenho desses equipamentos e percebemos uma significativa queda no consumo de energia”, ressalta Almeida.
Os thin clients escolhidos combinam design compacto com maior agilidade de processamento dos dados, favorecendo uma economia de espaço físico de até 80% e aumento de produtividade. Ainda, a tecnologia de virtualização que acompanha o dispositivo possibilitou a redução dos custos operacionais com a diminuição da manutenção das máquinas, que agora é feita à distância a partir de um único servidor. Com os thin clients, a Orcozol também obteve ganho no portal corporativo. A partir de um sistema de gestão de relatórios, os clientes podem acessar documentos e acompanhar, em tempo real, o desempenho de cobrança de cada processo.