A procura das empresas por crédito aumentou 3,8% outubro, em relação a setembro, conforme apurou o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Já com relação ao mesmo mês do ano anterior houve um recuo de 10,1% na demanda. No acumulado do ano, isto é, de janeiro a outubro de 2015, a busca das empresas por crédito caiu 1,9% frente aos primeiros dez meses de 2014.
A alta da procura empresarial por crédito foi determinada pelo avanço de 4,0% observado nas micro e pequenas empresas. Nas médias empresas a retração em outubro foi de 1,1% ao passo que nas grandes empresas o recuo foi de 0,2% frente a setembro.
Todos os setores econômicos registraram aumento na demanda por crédito, sendo que os maiores foram de 5,2% no setor comercial e de 5,0% no setor industrial. No setor de serviços a alta foi de 2,0%.
Já na análise por região, a pesquisa mostra que as regiões centro-oeste, sul e sudeste registraram avanços de 1,9%, 4,2% e 7,1% respectivamente. No campo negativo estiveram as regiões norte e nordeste, com quedas de 0,7% e 3,6%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da procura por crédito em outubro é reflexo da sazonalidade do período, momento em que as empresas industriais e comerciais se preparam para as vendas de final de ano, elevando suas demandas por crédito, especialmente para a aquisição de insumos (indústria) e formação de estoques (comércio). Contudo, a retração de 10,1% em outubro/15 na relação interanual sinaliza um nível de atividade bem mais fraco neste final de ano comparativamente ao de 2014.