Procura estagnada

Houve variação de 0,2% na busca das empresas por crédito em janeiro de 2014 comparativamente ao mesmo mês do ano passado, segundo o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito. Ou seja, a demanda das empresas por crédito iniciou o ano de 2014 praticamente em estagnação. Já na comparação com dezembro de 13, houve alta de 6% na procura das empresas por crédito devido à maior quantidade de dias úteis neste primeiro mês do ano relativamente a dezembro de 2013 (23 contra 21). A alta dos juros e do dólar e as incertezas dos empresários quanto ao cenário econômico para 2014 têm contribuído para manter em compasso de espera a busca das empresas por crédito neste início de ano, explica os economistas da Serasa Experian.
Houve crescimento de 9,9% na demanda das grandes empresas por crédito em janeiro de 2014 comparativamente ao mesmo mês do ano passado. Por outro lado, as médias empresas acusaram recuo de 3,1% na busca por crédito ao passo que nas micro e pequenas empresas a alta da demanda por crédito foi de apenas 0,3% no primeiro mês de 2014 contra janeiro de 2013.
Dois setores exibiram avanço em suas demandas por crédito em janeiro/14: a indústria, com alta de 6,1% e as empresas de serviços com 2,4%. Porém tais movimentos foram praticamente anulados pelo recuo de 3,0% na demanda por crédito das empresas do setor comercial na comparação janeiro de 2014 contra o mesmo mês 2013.
Os melhores desempenhos regionais da busca empresarial por crédito neste primeiro mês de 2014 ocorreram no Centro-Oeste e no Nordeste, com altas idênticas de 2,4% comparativamente ao primeiro mês do ano passado. No Sudeste houve crescimento de 0,4% e no Norte houve variação nula, sempre em termos comparativos interanuais. A região Sul foi a única que registrou recuo da demanda empresarial por crédito neste início de ano: queda de 2,6% frente a janeiro de 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima