O mercado de cobrança precisa estar em constante reinvenção. Por isso, é preciso pensar na tecnologia como forte aliada para auxiliar nos processos de cobrança. Com o uso das soluções de CRM, segundo André Rebitte, diretor executivo da RCP Software, é possível trazer ganhos como a flexibilidade e agilidade na negociação, oferecendo diversas possibilidades ao devedor, ao mesmo tempo em que busca maximizar o ganho para as empresas de cobrança.
O CRM também possibilita que as empresas mantenham um histórico de contato com o cliente, auxiliando-as a personalizar esse atendimento, tornando-o mais humanizado e seguro, como afirma Rebitte. “O uso de um CRM na área de cobrança traz para as empresas um nível de segurança elevadíssimo, tanto no momento da negociação – uma vez que as regras de negócio estão definidas e preservadas no CRM – quanto na guarda das informações, visto que a estrutura tecnológica decorrente do uso do CRM sugere que os dados estejam em ambiente seguro e redundante”, afirma.
Segundo o diretor, outra ferramenta que pode auxiliar nesse aspecto é o CRM Social, o qual ajuda empresas a localizarem seus clientes. Porém, é preciso utilizá-la de forma positiva para que não invada a privacidade do cliente. “A abertura dos canais de mídias sociais para a cobrança ajudaria com a principal dificuldade da cobrança que é a localização do devedor. Porém, alguns aspectos relacionados à privacidade e identificação positiva devem ser observados”, alerta.