A busca por financiamentos deve prevalecer entre mais da metade da população brasileira durante 2012. Somam 61% os que desejam comprar a prazo esse ano, de acordo com dados da pesquisa “Desejos de Consumo do Brasileiro em 2012”, realizada pela Acrefi, Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, em conjunto com o Instituto Data Popular. “O atual momento de ajuste da economia não inibe que em breve, quando da retomada do crescimento econômico com mais vigor, o consumo e utilização de crédito continuem a crescer; principalmente o crédito imobiliário para compra da casa própria”, prevê o economista-chefe da Acrefi, Nicola Tingas.
No quesito equipamentos tecnológicos, o estudo aponta no ranking dos produtos mais desejados: celular (37 milhões de pessoas), notebook (32,4 milhões) e tablet (25,6 milhões). As pretensões entre os pagamentos a prazo e a vista dividem opiniões tanto nas classes emergentes quanto nas classes altas. O parcelamento para compra de notebooks, tablets e celulares respondem, respectivamente, por 51,%, 50% e 41,3% das pretensões nas classes C, D e E, enquanto para o grupo A e B, 59%, 68,9% e 51,3%. “As classes altas também pretendem comprar a prazo em 2012, independente da compra ser feita para uso individual ou familiar. Apenas para os casos de fogão e jogo de quarto, o pagamento à vista é o preferido”, afirma o diretor do Instituto Data Popular, Renato Meirelles.
Já o desejo por adquirir veículos diminui na quantidade, mas aumenta na pretensão de financiamento. Cerca de 1,7 milhão de brasileiros pretendem comprar uma moto. Desses, 86,8% dos entrevistados no grupo C, D e E vão optar pelo parcelamento, assim como 78,4% das classes A e B. Em paralelo, chega a 8,5 milhões o número de interessados em comprar um automóvel, tendo 71,5% dos emergentes e 75,3% da classe alta, preferência pelo pagamento parcelado. No quesito tipo de financiamento para os veículos, os bancos são os preferidos das classes C, D e E.
Mesmo com a crescente intenção em utilizar o parcelamento para as compras, o uso do crédito deve avançar com tranquilidade nos próximos anos, para Tingas. “O consumidor brasileiro teve rápida aprendizagem sobre o uso consciente do crédito e manejo das finanças pessoais, o que possibilitará melhorar sua satisfação e necessidade de consumo com maior tranquilidade e equilíbrio”, acrescenta.
Confira as notícias sobre a perspectiva na demanda e oferta de crédito ao consumidor:
Celular, notebook e tablet são os produtos mais desejados para o ano
Uso do crédito por consumidores deve crescer
Alta na pretensão de financiamentos ocorrerá com equilíbrio, diz economista
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Maioria dos brasileiros vai financiar veículo
Via bancária será utilizada por 40% dos integrantes das classes emergentes
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Demanda por crédito reage em março
Apesar de alta mensal de 20%, trimestre registra queda de 6,8%
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Crédito ao consumidor desacelera
Na contrapartida, financiamento às empresas terá reação mais forte no 2º semestre
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Crédito para financiar veículos sobe
Com crescimento moderado de 6,6%, saldo ficou em R$ 201,5 bi em fevereiro
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Crédito chega a R$2.035 bi em fevereiro
Banco Central aponta crescimento de 17,3% nos últimos doze meses
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Crédito imobiliário tem alta de 10,2%
Financiamentos atingiram marca de R$ 10,8 bi no 1º bimestre de 2012
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Jovens puxam demanda por crédito
Consumidores com idade entre 18 e 25 anos corresponderam por 18% da procura em 2011
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Crédito ao consumidor em ritmo lento
Indicador Serasa Experian recua 0,4% em janeiro, mas permanece acima do nível 100
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Crédito imobiliário da Caixa cresce 30,5%
Banco financiou em janeiro 46,5% dos imóveis adquiridos com recursos da poupança
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Maioria no Nordeste usa financiamento
Pesquisa revelou que 100% dos nordestinos compraram geladeira com empréstimo
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