O consórcio anda na contramão da crise. Apesar de todas as dificuldades encontradas em 2015, a modalidade teve crescimento, oferecendo para os consumidores uma forma de adquirir seus bens de consumo sem taxa de adesão e juros. Para Luciana Precaro, diretora de vendas e marketing da Disal Consórcio, a expectativa para 2016 é boa e a modalidade deve repetir o crescimento apresentado no ano passado.
Ela justifica essa expectativa com base no fato de que as outras modalidades de financiamento estão com altas taxas de juros e restrição na oferta, graças ao momento de recessão econômica. Nesse cenário, o consórcio desponta como uma saída para os consumidores. “A alta dos juros e a restrição de crédito tornam o consórcio a certeza de um bom negócio. Para quem não tem pressa de adquirir o bem, a modalidade de autofinanciamento é sem dúvida a mais vantajosa”, afirma a executiva, destacando que na Disal Consórcio, a expectativa é positiva.
Apesar das expectativas positivas, o consórcio deve enfrentar uma dificuldade. Os consumidores estão com medo de investir, mesmo que seja um investimento vantajoso. Para Luciana, nesse momento, as administradoras de consórcio devem oferecer atendimento e suporte que garantam ao consumidor a confiança necessária. A executiva acredita que os diferenciais da modalidade, como ajudar a desenvolver disciplina financeira, já que o consórcio pode ser visto como uma poupança, contribui para a conscientização dos consumidores em momentos de crise.