A grande maioria (83%) da população da Região Sudeste do Brasil aprova o Cadastro Positivo, banco de dados em que são registrados os compromissos financeiros dos consumidores que estão em dia com seus pagamentos. O dado é da pesquisa da Boa Vista, realizada em agosto de 2011, em todo o País, com 1.300 pessoas de todas as classes sociais de 709 municípios. O índice de aprovação no Sudeste ficou próximo ao alcançado nas regiões Sul e Centro-Oeste (ambas com 86%), os mais altos registrados no levantamento.
Em paralelo, a pesquisa traçou o perfil de crédito do consumidor brasileiro, com informações acerca dos hábitos de pagamento e bancarização, entre outras; segmentadas por sexo, idade e classe social, com
aplicação do critério Brasil, em todas as regiões do país.
O estudo apoiou-se numa etapa preliminar realizada em maio – portanto, antes da aprovação da lei do Cadastro Positivo. Na comparação com a pesquisa de agosto, surge claramente um aumento expressivo do conhecimento sobre o assunto. Em maio, 11% afirmavam saber o que era o Cadastro Positivo, índice que saltou para 28% depois da lei sobre o assunto.
O Cadastro Positivo é bem aceito, segundo a pesquisa, pois os consumidores o consideram ferramenta de reconhecimento e prestígio ao bom pagador, além de ampliar o acesso ao crédito. Esse último ponto é ressaltado pelos entrevistados e mostra que, entre os sonhos dos brasileiros – principalmente nas classes C e DE, destaca-se o crédito facilitado para aumentar o poder de compra de bens até então inacessíveis.
O Cadastro Positivo é considerado importante ferramenta para que esse acesso seja ampliado. O levantamento mostrou que 45% dos entrevistados em todo o Brasil não têm como comprovar renda para conseguir fazer empréstimos. Praticamente 80% dos entrevistados nas classes D e E não têm carteira assinada, e 61% das classes D e E não podem comprovar renda. O percentual de pessoas que não conseguem documentar endereço e número de telefone fixo é, nessas classes, quase o dobro da média da população.
É com base nesses dados que o Cadastro Positivo é visto como uma alternativa importante para obtenção de crédito. De acordo com o levantamento, com a inclusão no banco de dados das informações positivas, o consumidor sente-se prestigiado, reconhecido e aumentam suas chances de conseguir empréstimos, na visão dos entrevistados. Por isso, aumenta também a tendência de autorização do consumidor para que as suas informações constem no Cadastro Positivo.
O Cadastro Positivo foi implantado pelo Projeto de Lei 12.414, sancionado pela presidente Dilma Rousseff em 9 de junho de 2011. A nova lei estabelece que o consumidor deve autorizar formalmente a inserção de suas informações no banco de dados em que são registrados os compromissos financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento liquidadas ou em andamento.
Para a Boa Vista, a pesquisa tem importância fundamental na atualização do conhecimento sobre o perfil do consumidor brasileiro e do nível de informação e expectativa dos cidadãos em relação ao Cadastro Positivo.
Para Dorival Dourado, presidente da Boa Vista, os índices de aprovação mostram boa receptividade ao Cadastro Positivo em todas as regiões do Brasil, incluindo as áreas em que o crédito já está incorporado à cultura local, como o Sudeste. Ele lembra, no entanto, que trata-se “de um novo paradigma que, como tal, levará algum tempo para ser totalmente absorvido pela sociedade”. Para isso, Dourado recorda que a Boa Vista está trabalhando ao lado do consumidor e das empresas, para ser uma facilitadora desse processo.