Transparência na cobrança

No momento da negociação, o bom relacionamento com o cliente é fator fundamental. É importante ser perceptível e identificar a principal dificuldade do cliente e o motivo inerente do não pagamento da sua divida. “A importância disso é classificá-lo não como um simples inadimplente, mas sim como um futuro investidor, que com a quitação de sua divida o mesmo continue obtendo linhas de crédito com o Banco”, explica Gustavo Roberto Antunes, diretor executivo da Liderança Cobranças Inteligentes. Para o executivo, o mercado já entendeu a necessidade desse . “Para cada caso é um caso, cada empresa adota uma maneira de recuperar o crédito do cliente, mas achamos que o mercado já se deu conta”, afirma.
O diretor afirma que esse relacionamento deve ser construído levando credibilidade, transparência e valores ao cliente, mostrando ser uma empresa confiável e com foco em ajudá-los. Ele explica que, com o passar dos anos a profissionalização, a melhoria contínua dos serviços prestados devem ser alcançados, dessa forma, manter o relacionamento com o cliente caso o mesmo volte a se tornar inadimplente junto à instituição financeira é de extrema importância. “Devemos então articular a melhor forma de entender as suas peculiaridades e dificuldades do não pagamento da divida” explica.  
 
Apesar de acreditar em ter um bom relacionamento com o cliente, Antunes faz uma ressalva. “É importante reiterar que relacionamento é diferente de amizade. Manter um relacionamento com o cliente é negociar sua divida orientando-o sobre as melhores formas e condições de pagamento de acordo com as suas necessidades. Obter uma amizade com o cliente é simplesmente “tentar ajudá-lo” de maneira quase impossível, aonde interfere a credibilidade e eficácia na recuperação de crédito”, conclui.

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