“Com o posicionamento do governo forçando os juros para baixo via Caixa Econômica e Banco do Brasil, é natural que o mercado passe a oferecer juros mais baixos nos financiamentos e na remuneração de capital. Isto, naturalmente, proporciona um aumento do consumo interno e a transferência de recursos dos investidores externos para outros mercados mais promissores. Os efeitos disto tudo já são esperados: o aumento do PIB e a desvalorização do real – o que causará reflexos nos preços dos importados, favorecendo os produtos nacionais. Se este é o sonho do ministro Mantega, existe grande possibilidade que aconteça.”, prevê Claudio Diogo, especialista em vendas e consumo e diretor da consultoria em vendas Tekoare.
A tendência a partir da redução de juros dos bancos é, segundo o especialista, que se estabeleça uma nova ordem no mercado fazendo com que as margens de lucro passem a ser menores e melhor trabalhadas pelo varejo. Além disso, Diogo afirma que este momento é, principalmente, de capacitação de equipe.
“É preciso treinar os profissionais de vendas e atendimento para entender o que o cliente está pensando, entender de financiamento, de planilha e até de cálculo”, explica, informando que só assim será possível aproveitar esse momento de juros mais baixos. “Afinal, com juros menores as diferenças serão muito pequenas, e o que vai importar é o serviço agregado. Preço deixará de ser o maior atrativo”, analisa.
As empresas devem aproveitar o momento para aumentar as vendas, mas sem esquecer da maxima de que vender é ajudar o cliente a tomar a melhor decisão para ambas as partes. “Pense nele e em você. Cuide para não dar muito desconto, trabalhe suas habilidades de negociação e estude profundamente o produto ou serviço que vende. Os resultados virão”, conclui.