Volume de cheques devolvidos recua



O volume de cheques devolvidos, no mês de junho, caiu 8,18%, em relação a maio, de acordo com os dados da Equifax, empresa de informação e inteligência para decisão e gestão empresarial. No período, foram registrados 1.617.327 cheques devolvidos, o que representa uma redução de 24,67%, em comparação a junho de 2009. Na comparação por dias úteis, os resultados foram os mesmos, uma vez que os meses de junho de 2010, junho de 2009 e maio de 2010 tiveram igual número de dias úteis.

 

A redução deve-se à melhoria da renda e ao melhor controle de endividamento das famílias, segundo Alcides Leite, consultor do centro de conhecimento da Equifax. “O aumento da taxa de juros para os pagamentos a prazo e o crescimento do consumo durante a Copa do Mundo não foram suficientes para pressionar o índice de inadimplência no mês de junho. Talvez, nos próximos meses, esses eventos possam gerar algum impacto no volume de emissão de cheques sem fundo, uma vez que há uma defasagem natural nestas situações”, analisa.

 

Em relação ao volume de títulos protestados, os dados mostram uma redução de 11,26% em junho frente a maio e de 29,19% em relação a junho de 2009. Em junho foram registrados 630.397 protestos, contra 710.394 registrados em maio e 796.984 registrados em junho do ano passado. O gráfico seguinte mostra que, após um período de queda, sua linha de tendência estacionou em patamar inferior. “Com o aumento das taxas de juros nos próximos meses, é possível que esta linha venha a sofrer uma inversão positiva, porém de leve intensidade”, avalia Alcides Leite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima