CEO do Jah Açaí descreve a trajetória da rede de franquias que cresce com forte cultura cliente
A experiência de encantamento envolve uma alta qualidade do produto, atendendo o consumidor do jeito que ele prefere e com um sorriso no rosto. Essa é a receita básica que tem sustentado a rede mineira de franquias JAH Açaí Sorvetes e Picolés, e garantida pelo forte treinamento e capacitação de mais de 800 colaboradores dentro da cultura cliente, em 180 lojas espalhadas por 14 estados brasileiros. Produzindo em duas fábricas próprias, a empresa se esmera em pesquisas para ouvir os consumidores e oferecer produtos e jornadas para impactar também na percepção dos próprios franqueados, colaboradores e parceiros, conforme garantiu Rafael Corte, CEO do Jah Açaí, Sorvetes e Picolés, hoje (16), na 1109ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
O Jah tem mais de 15 anos de trajetória, iniciada em Conselheiro Lafaiete, região central de Minas Gerais, por Diego Dutra, tendo Rafael como sócio a partir de 2015, começando juntos um trabalho de franquia do negócio. “Hoje, dez anos depois, já temos 180 lojas espalhadas em 14 estados brasileiros, vivenciando uma cultura de experiência do cliente em todas as frentes de atuação, todos os dias”, destaca o executivo. Contando um pouco de sua história pessoal – e de que forma ela contribuiu para o sucesso do Jah –, ele disse que, em 2013, depois de uma experiência como executivo bem-sucedido, decidiu empreender e, acreditando na estratégia do franchising, abriu um negócio de paletas mexicanas. “Mas cometi o erro de entrar de sócio em uma empresa cujo fundador acreditava na centralidade do produto, querendo ‘empurrá-lo’ para o cliente. Por essas e muitas outras razões, o negócio não deu certo e decidi caminhar com as próprias pernas. Com uma fábrica pronta e freezers comprados, fui literalmente batendo de porta em porta para encontrar o que vender.”
Nessa caminhada, Rafael se deparou com o Jah Açaí, experimentou o produto e gostou, apreciando ainda mais a evidência de que eles já haviam nascido com foco na experiência do cliente. “Tratava-se da primeira empresa de self-service vendendo açaí e sorvete, com total liberdade para a escolha do consumidor. Até que, aproveitando meus conhecimentos como gestor e o aprendizado com os meus erros de empreendedor iniciante, propus ao Diego partir para franquear negócio. Era a oportunidade de unir minha experiência em gestão com a de empreendedor do meu sócio. E viemos, então, cada um cuidando daquilo que mais domina, expandindo uma rede que começou com as três lojas próprias já existentes naquela cidade.” Na sequência, Rafael detalhou como chegaram a esse tamanho, com 800 pessoas trabalhando com a mesma visão nas 180 franquias, materializando a cultura de servir.
Respondendo a uma pergunta da audiência, se o maior desafio está em manter a mesma qualidade do produto e a mesma experiência em todos os franqueados, o CEO disse que esse, na verdade, é o principal indicador de sucesso. “Ao entregar o mesmo produto a todos os consumidores significa que estamos sendo bem-sucedidos naquilo que propusemos a realizar. O desafio mesmo é manter todos dentro da organização fazendo tudo com a mesma cultura para garantir a entrega que é esperada. Nossa fabricação é própria, com uma fábrica em Sorocaba (SP) e outra em Belo Horizonte (MG), exigindo padronização, receitas exclusivas, onde o cliente só encontra efetivamente em uma loja do Jah e a percepção de valor para os franqueados como negócio. A noção de que não queremos ser os maiores do mercado, mas sim sermos percebidos como a melhor marca de açaí e sorvetes do Brasil pelos franqueados, colaboradores, fornecedores e clientes.”
Houve tempo ainda para o executivo ressaltar o valor da humildade inserido no ato de empreender, compreendendo que é preciso ouvir o cliente para entender o que deseja, por melhor que seja o produto e a entrega. “Hoje temos cinco gerações de pessoas entrando na nossa loja ao mesmo tempo e, obviamente, com escolhas diferentes que precisam ser atendidas de forma segmentada.” Ele ainda detalhou a criação de produtos para atender necessidades específicas sem perder qualidade, capturando informações com pesquisas dentro e fora do mercado onde atua.
O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1108 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (17), debatendo o tema “iGaming: Os desafios da experiência no entretenimento digital”, reunindo Daniel Xavier, diretor de operações da BetMGM Brasil, Alessandro Lisboa, CEO da IGI Expo, Fabrício Núñez, head de marketing do SeuBet, e Mateus Rosa, gerente de marketing da Betsul.