CEO da Evmob detalha a atuação da startup como parceira estratégica das empresas, unindo sustentabilidade, eficiência financeira e operação integrada
Com apenas dois anos de atuação, a Evmob vem cumprindo com sucesso sua missão de oferecer uma solução de mobilidade elétrica end-to-end, cuidando da transição de frotas desde o diagnóstico até a operação e manutenção contínua. Mais do que reduzir as emissões de gases poluentes, a empresa assumiu o compromisso de aliviar os clientes da complexidade operacional e financeira envolvida na eletrificação. Em um contexto de rápida maturação tecnológica e crescimento acelerado dos veículos eletrificados, a empresa tem se posicionado como catalisadora dessa mudança, especialmente na distribuição urbana e na última milha, onde o impacto é mais relevante, conforme detalhou Lucas Zanon, CEO da Evmob, hoje (03), na 1274ª edição da Série Entrevista ClienteSA.
Nascida em 2023, como parte do portfólio da Pátria Investimentos, a empresa é resultado de muito estudo sobre como ajudar os clientes na jornada de descarbonização e na questão financeira, trazendo geração de valor econômico. “O grande desafio era como ajudar na adoção de veículos elétricos, e viemos conseguindo isso nesses dois anos no Brasil e, mais recentemente, no Chile. Estamos muito satisfeitos em ajudar nossos clientes a manter o foco em levar remédios até as farmácias, alimentos até os supermercados, tudo com um bom atendimento, deixando toda complexidade que isso envolve conosco.”
Indagado sobre o senso de oportunidade da startup diante do surgimento de uma forte indústria de veículos eletrificados, Zanon confirmou que a ideia foi fruto de estudos que vislumbravam esse pendor por uma significativa adesão das companhias à troca por frotas elétricas. “Ficou tudo mais facilitado, agora, porque a tecnologia nesse tipo de veículo amadureceu muito e com preços mais democráticos. Por isso, de 2023 para 2024, começamos a verificar uma adesão bem mais acelerada no País, chegando, neste início de 2026, com 10% de todos os veículos emplacados no Brasil sendo eletrificados. É bem representativo em um mercado de mais de 2,5 milhões de veículos ao ano e subindo a fatia dos eletrificados, que era de 1% em 2022.” Para o CEO, a Evmob assume, dessa forma, um protagonismo de fomentar ainda mais essa iniciativa junto à indústria automotiva, mostrando o potencial desse mercado.
Perguntado sobre que tipo de cliente estava na mira da Evmob, o executivo respondeu que os estudos apontavam na direção de empresas que atuam com muita força na distribuição urbana. “Ou seja, onde há mais impacto com a poluição e, portanto, onde faz muito mais sentido impulsionar os veículos elétricos. A autonomia de 200 a 250 km desses veículos também se encaixam muito com a operação da última milha dentro da distribuição urbana em São Paulo (SP), por exemplo. Fora do ambiente urbano, também encontramos um mercado muito favorável junto às concessionárias que operam serviços de apoio com seus veículos nas rodovias.”
Após explicar em detalhes o foco da empresa de ser o parceira estratégica de grandes e médias empresas na jornada de eletrificação de frotas, o executivo respondeu uma questão da audiência sobre a existência de eventuais gargalos no serviço end-to-end prestado pela Evmob. “Nós adquirirmos todos os ativos elétricos e os customizamos para as necessidades de cada cliente, instalamos carregadores elétricos nos pontos convenientes a cada um e, ao longo do contrato de locação, nos responsabilizamos também pelo treinamento de motoristas, fornecemos dados para os gestores acompanharem o uso dos equipamentos de telemetria avançada, manutenção do veículo, etc.”
O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1273 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4,1 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (04), com a presença de Gustavo Oliveira, CPO do Skeelo, que abordará os diferenciais do avanço do digital no mercado editorial ; na quinta, será a vez de Fernanda Milred, COO da Livo; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Varejo: Por que o tom da NRF 2026 foi um chamado para focar no agora?”, reunindo Cecília Ligiéro, diretora de marketing, vendas e inovação da Ancar, Mariana Tahan, diretora de marketing da Wake, e Juedir Viana Teixeira, diretor-presidente da JTB Consultoria e presidente do Conselho de Varejo.





















