Diretor de marketing da Espaço Smart conta como a construtech transformou a jornada do cliente para impulsionar o modelo de construção steel frame
A Espaço Smart nasceu da busca por soluções mais eficientes para a construção civil e evoluiu para um ecossistema robusto voltada à construção a seco – modelo que ganhou força quando a empresa identificou no mercado a carência por orientação, experiência sensorial e acesso fácil a materiais. Ao integrar tecnologia, narrativa e proximidade com o cliente, a marca transformou a jornada de compra e ajudou a quebrar resistências, impulsionando um método construtivo mais rápido, limpo e alinhado às novas demandas dos setores residencial e comercial, conforme detalhou Fernando Scheffer, diretor de marketing da Espaço Smart, hoje (25), na 1249ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Perguntado sobre como tudo começou, Fernando explicou que seu pai, Rogério Scheffer, após se formar como engenheiro civil e ter contato com a alvenaria tradicional, enxergou uma grande oportunidade na defasagem tecnológica existente no Brasil. Pesquisando alternativas no exterior, ele encontrou, nos Estados Unidos, uma empresa neozelandesa que trabalhava com um maquinário produtor de aço para construção de casas em steel frame. Rogério, então, acabou comprando esse tipo de máquina e, em 2010, criou a Smart, vinculada à Água Sistemas, empresa na qual trabalhava.
“Até que, em 2015, preocupados com a jornada do cliente, que tinha muita dificuldade para encontrar materiais para a construção a seco nas lojas convencionais, tivemos a iniciativa de criar um local onde poderiam ser comprados todos os insumos necessários.” Foi quando surgiu, em Ponta Grossa (PR), a Espaço Smart, comprando, quatro anos depois, a parte industrial, Smart. “O negócio veio se transformando, incorporando outros sistemas e produtos. Hoje, nosso core business segue sendo o steel frame, mas nos tornamos o maior distribuidor de drywall.” Atualmente, são 49 lojas, em 19 estados, 4 indústrias e 10 centros de treinamento.
O diretor contou que a empresa foi expandindo o universo de lojas físicas, visando a experiência sensorial, para vencer o tradicionalismo e o conservadorismo do profissional da construção civil. “Construímos nos nossos estabelecimentos um storytelling onde ele pode acompanhar todo o processo do nosso método construtivo.” Como resultado, a Espaço Smart registrou sua maior expansão nos últimos dois anos.
Fernando ainda explicou que o mercado de steel frame iniciou a virada no Brasil, começando a edificar uma cultura, a partir da pandemia, alcançando hoje 1% de todo o mercado de construção residencial. “São poucas empresas ainda trabalhando com esse método construtivo e se trata de um varejo muito técnico e consultivo.” Ele destacou também que esse é em um modelo adequado ao residencial de médio e alto padrão e ao segmento comercial, pelo retorno do investimento dada a velocidade construtiva, além de destacar vantagens como isolamento térmico e acústico.
O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1248 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (26), recebendo Louise Rossetti, diretora de marketing e comunicação da H&M Brasil, que falará da aposta em clube de experiências e vantagens para conquistar consumidor brasileiro; na quinta, será a vez de Pedro Rodrigues, diretor comercial da Milho de Ouro; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Atendimento, BPO, digital, IA… O desafio de se diferenciar em um cenário de grande transformação”, reunindo Adriana Frantz, lead analyst da TGT ISG, Fábio Bisachi, CEO da Motiva, Laurent Delache, CEO da Foundever no Brasil e Luciana Gennari, superintendente executiva de contact center da Tokio Marine.





















