Ewerton Camarano, CEO da Uliving

Moradia por assinatura ganha espaço com as novas gerações

CEO da Uliving detalha o modelo do negócio que busca solucionar o problema de moradia dos universitários

Uma das dificuldades que os jovens brasileiros acabam enfrentando, quando mudam de cidade para cursar uma universidade, é encontrar um local para morar. Para mudar esse cenário, a Uliving apostou no modelo de moradia por assinatura para acolher os estudantes nas proximidades dos campus universitários. Com oito unidades funcionando a todo vapor em vários pontos do País, os espaços contam com toda uma cultura e estrutura pensada nas necessidades desse público, conforme detalhou Ewerton Camarano, CEO da Uliving, ao participar, hoje (13), da 1178ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Para justificar a criação da Uliving, o executivo iniciou a conversa explicando que, segundo pesquisas, há cerca de 10 milhões de universitários no Brasil, sendo que 30% se mudam de cidade para cursar graduação e enfrentam problemas para encontrar moradia. “Identificamos isso como oportunidade, em 2012, inicialmente de maneira informal.” A ideia partiu também da própria experiência vivenciada pelo fundador da empresa e dos investidores fora do País. “Começamos de forma experimental, com unidades ainda pequenas, aprendendo quais seriam os desafios locais, olhando para a gestão profissional de grandes operadores de residências para estudantes nos Estados Unidos e na Europa. E, em 2018, com a entrada de fortes investimentos, iniciamos o processo de escalar exponencialmente.”

Nesse período, de acordo com Ewerton, foram sendo detectadas quais seriam as alavancas principais, sendo a primeira delas selecionar as áreas onde houvesse uma demanda latente para esse tipo de serviço. “Mapeamos algumas regiões do Brasil e localizamos onde iríamos atuar. Restava saber como compor esses edifícios, pautados por uma ocupação que propiciasse uma vivência coletiva e não baseada na experiência individual. Ou seja, tem muito mais a ver com uma jornada de vida deles ao lado de pessoas no mesmo estágio experiencial. É importante permitir uma ampliação da visão de mundo desses estudantes ao conviver com jovens de outras carreiras, cidades, regiões e países com realidades culturais distintas.” Apesar disso, ressaltou ele, os detalhes físicos básicos foram cuidados como, por exemplo, a localização das moradias, proporcionando pouco tempo de deslocamento até o campus universitário.

Hoje, a Uliving conta com mais de duas mil camas – como são contadas as vagas nesse segmento -, distribuídas em oito unidades, sendo quatro em São Paulo (SP), uma em Santos (SP), em Campinas (SP), em Porto Alegre (RS) e no Rio de Janeiro (RJ). “Com isso, concluímos a primeira fase de expansão, com uma ocupação média de 85%.” Questionado sobre os principais desafios de adaptação à realidade brasileira, o executivo apontou a necessidade de rapidez nas explicações sobre o funcionamento do negócio, pelo pequeno tempo que o estudante dispõe desde a passagem no vestibular até a decisão de onde morar. “Nos Estados Unidos, culturalmente, isso é planejado e decidido com muito mais antecedência. Isso demandou que criássemos uma jornada muito fluida de informações com digitalização e vídeos para facilitar a compreensão rápida e decisiva para tomada decisão do cliente, com muita interação com os pais dos mesmos.”

Ewerton falou também da necessidade, ao longo da experiência oferecida, de encantar duas personas, os jovens e seus país, conseguindo alto índice de conversão graças não só aos incrementos feitos no empreendimento, mas pela flexibilidade de existirem apartamentos individuais e compartilhados, além de contratos que podem ir de seis a 36 meses. “Os indicadores de sucesso estão sendo muito positivos, com notas altas de NPS e o registro de 65% de renovação dos contratos de locação semestralmente.” Ele ainda detalhou as parcerias com as universidades e faculdades para subsidiar a moradia de estudantes em situação de vulnerabilidade, oferecendo bolsa-moradia, entre outros assuntos.

O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1177 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,7 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (13), com a presença de Johnny Paganini, head comercial da Tastefy, que falará da virada para ganhar mercado de fidelizar consumidores; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Empresas com propósito: Quais são os impactos na percepção dos clientes?”, em um café da manhã híbrido, reunido Camilo Frigo, diretor de novos negócios da Pague Menos, Eduardo Murin, COO do CNA+, Felipe Souza, cofundador do Gurupass, José Nery, head de inovação e transformação digital da HPE Automotores (Mitsubishi Motors e Suzuki Motor), Rodrigo Pires, coordenador de relacionamento com cliente da Construtora Patriani, e Emilio Vian Vieira, CEO e cofundador da Altio BPO.

Deixe um comentário

Rolar para cima