
Apesar de poucas empresas terem cadastros nas redes sociais, mais da metade das empresas pesquisadas (51%) já procura monitorar o que é dito sobre elas na web. Daquelas que fazem esse monitoramento, em 61% dos casos, isso é feito internamente por um profissional de marketing, de outra equipe ou pelo proprietário. Isto é feito diariamente (27% dos casos) ou semanalmente (41%). No entanto, 68% admitem não responder aos comentários feitos sobre elas nas redes sociais.
As que o possuem cadastro em redes sociais optam principalmente por Orkut, Twitter e Facebook. “O Orkut já é velho conhecido dos brasileiros e o Twitter vem crescendo, exponencialmente, devido à sua praticidade e rapidez”, menciona Sandra, destacando também o potencial do Facebook, a rede mais utilizada no mundo “pelo fato de sua plataforma unir ferramentas comuns ao Orkut e ao Twitter, a tendência é que seu uso cresça ainda mais”, considera a executiva.
O relacionamento com o cliente é visto como prioridade na utilização das plataformas 2.0 pelas empresas, seguido do acesso a novos clientes e da busca de informações de mercado. Sandra explica que, na realidade empresarial dos dias atuais, “abrir canais de comunicação com os clientes e o público é fundamental para a sobrevivência das companhias, pois se elas não fazem isso, o cliente vai procurar outros canais para expôr suas insatisfações”.