
Para o diretor geral da e-bit e vice presidente de estratégia da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), Pedro Guasti, o varejo eletrônico no Brasil ainda possui um grande potencial a desenvolver, ainda mais no período natalino, quando as pessoas não têm tempo para as compras em lojas de rua, ou têm pouca paciência para enfrentar filas em shopping centers. “É importante destacar a comodidade que esse tipo de mercado traz para o consumidor, que fica despreocupado em não ter de gastar o tempo para ir a uma loja fazer a compra, além de evitar os imensos congestionamentos característicos das grandes cidades”, diz Guasti.
Os produtos com componentes tecnológicos deverão continuar sendo os ´carros chefes´ nas preferências dos consumidores para o Natal. De acordo com a última pesquisa sobre Intenção de Compra do Consumidor, que engloba o último trimestre, realizada pelo Provar em parceria com a e-bit, 39% dos consumidores pretendem comprar eletroeletrônicos, gastando até R$ 850 em uma só compra, enquanto os produtos de Informática deverão representar 36% do total.
Já, a categoria de CD´s, Livros e DVD´s deve ser a preferência entre as mulheres, que podem chegar a gastar até R$ 300 por compra, confirmando a média do valor gasto pelos e-consumidores durante todo o ano de 2008 no canal web. Para a data comemorativa, o tíquete médio deve girar em torno de R$ 320.