Vivian Muniz, VP de marketing, produto e costumer experience na Fully Ecosystem

Nove em cada dez brasileiros acreditam que saúde mental impacta nos hábitos de consumo

Levantamento da Fully Ecosystem mostra ainda que 56% já sentiram desconforto emocional ao consumir

De acordo com uma pesquisa da Fully Ecosystem, plataforma de bem-estar que oferece soluções integradas de saúde física, mental e financeira, 91% dos respondentes reconhecem que o estado emocional influencia diretamente nos hábitos de compras e decisões financeiras. O estudo mostra que 56% já sentiram desconforto emocional ao consumir, evidenciando como compras impulsivas ou decisões financeiras desorganizadas podem ser gatilhos de ansiedade ou culpa.

Setembro é um mês simbólico, marcado tanto pelo Dia do Cliente, celebrado no dia 15, quanto pela campanha nacional de prevenção e cuidado com a saúde mental – Setembro Amarelo. Nesse contexto, a pesquisa evidencia que a postura das marcas em relação ao bem-estar emocional e financeiro tem se tornado um fator cada vez decisivo no momento da compra. 

Mais de 38,6% dos ouvidos afirmaram considerar o posicionamento das empresas em relação à saúde mental e ao bem-estar no momento da compra, esse movimento revela uma mudança de mentalidade: já não basta oferecer um produto ou serviço competitivo, mas ao demonstrar é preciso assumir responsabilidade em relação a questões sociais e emocionais.

“Falar de saúde mental hoje é inevitavelmente, falar também de dinheiro e consumo. Nossa relação com o ato de comprar pode ser um gatilho de ansiedade ou ferramenta de equilíbrio. As marcas que entendem essa interdependência deixam de enxergar o cliente apenas como consumidor e passam a valorizá-lo como ser humano em sua totalidade”, comentou Vivian Muniz, VP de marketing, produto e costumer experience na Fully Ecosystem.

Quando o assunto é consumo consciente, esse impacto se torna ainda mais evidente: 53,1% afirmam que o fato de uma marca oferecer recursos de apoio influencia diretamente sua escolha. E a expectativa vai além das práticas individuais: 74,7% consideram relevante que campanhas promocionais sejam associadas a temas como saúde e consumo sustentável.

Para Vivian, os dados reforçam a urgência de quebrar tabus em torno da saúde mental e evidenciam que os brasileiros esperam mais apoio de empresas, marcas e instituições. “Integrar bem-estar emocional, consumo consciente e educação financeira deixou de ser tendência: é uma estratégia essencial para reduzir impactos negativos e construir relações de confiança duradouras com clientes. Quando apoiamos escolhas mais equilibradas, estamos fortalecendo, não apenas indivíduos, mas também a sustentabilidade dos negócios”.

No cenário atual, as marcas têm papel central na construção dessa nova mentalidade. Ao assumirem responsabilidade e oferecerem soluções que integrem bem-estar emocional, consumo responsável e educação financeira, empresas contribuem para reduzir gatilhos de sofrimento e fortalecer vínculos de confiança com seus clientes. “O desafio e a oportunidade para as empresas é compreender que apoiar a saúde mental não é apenas uma ação social É uma estratégia de negócios capaz de alinhar marcas às expectativas do consumidor contemporâneo, que busca propósito, equilíbrio e impacto positivo em decisões de compra”, finalizou a executiva.

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