Fundador e CEO da Namu descreve a trajetória da plataforma rumo à disseminação da cultura de cuidado com a saúde mental e física
Com a aposta na tecnologia para impulsionar a democratização do bem-estar, a Namu tem crescido exponencialmente graças ao avanço pelo modelo B2B aproveitando a expansão do mercado de benefícios com serviços de valor agregado. A plataforma congrega uma série de serviços voltados para a saúde preventiva em um aplicativo, contendo, por exemplo o Vídeo Scan que mensura os sinais vitais do usuário pela câmera do celular, o Namu Pass, que dá acesso a academias, salas de yoga, e o Namu Orienta, suporte remoto em 11 áreas diferentes, conforme detalhou Deuk Soo Yeo, fundador e CEO da Namu, que participou, hoje (07), da 1120ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
Ele iniciou a conversa contando que o negócio começou como um grande portal de conteúdo, pretendendo ajudar as pessoas a se conscientizarem sobre a importância da prevenção à saúde. Para poder avançar e alcançar mais pessoas, eles partiram para uma plataforma de cursos, que evoluiu para uma plataforma de aplicação, criando uma série de serviços visando possibilitar o acesso a grande base da população em saúde integrada. “Começamos o projeto com um idealismo muito forte e coincidiu que existe hoje um mercado demandante de saúde preventiva, surgido no pós-pandemia, juntamente com os comportamentos geracionais que vieram mudando com o tempo.”
O executivo acrescentou que as doenças e enfermidades se originam em duas fontes básicas: uma é de origem genética e a outra são os hábitos pouco saudáveis adquiridos ao longo do tempo. Partindo dessa constatação, complementada pelo fator de que por meio de hábitos mais saudáveis pode-se atenuar os efeitos das doenças originadas geneticamente, ele explicou que a preocupação passou a ser como levar as pessoas por esse caminho. “Essa necessidade vem se tornando um foco também das pessoas e empresas, depois de anos acumulando o descuido com a saúde. Por isso, na Namu, estamos focados em trazer essa mudança, não ajudando apenas um pequeno grupo de pessoas, mas causando verdadeiramente impacto na sociedade. Por isso, nosso lema é acessibilidade, trazendo para a base da pirâmide, no Brasil e internacionalmente, uma vida de bem-estar.”
Respondendo a uma questão trazida pela audiência, Deuk explicou que o modelo de negócio inicial partiu da vertical B2C, que se mantém ainda hoje, mas houve a percepção da incapacidade de muitas pessoas bancarem sozinhas. “Então, ampliamos para o mercado B2B, procurando os RHs para oferecerem os serviços como benefício aos colaboradores. E como eles não contavam com verbas para absorver mais esse benefício, avançamos por mais uma camada, que foi contar com parceiros – seguradoras, empresas de benefícios, etc. – que compram de nós grandes volumes e podem oferecer às empresas como serviços de valor agregado, cobrando valores bem mais acessíveis. Foi assim que a Namu começou escalar mais fortemente.”
Houve tempo para o CEO falar dos serviços oferecidos no aplicativo, muitos deles baseados em tecnologia, citando o Vital Scan que, baseado em RPPG (fotoplestismografia remota), consegue, em até 30 segundos, captar pela câmera do celular, todos os sinais vitais do indivíduo, com uma acuracidade de mais de 90%, dando os alertas sobre desvios dos padrões estabelecidos. Também destacou o Manu Pass, para acesso a academias e estabelecimento de beleza, no modelo de pagamento por diárias, e o Namu Orienta, atendimentos por vídeos, com duração de 20 minutos, orientando o usuário em 11 áreas que vão da psicologia e nutrição até assessoria financeira, jurídica. Deuk avalia que esse movimento inovador de ofertar uma espécie de one stop shop em serviços de valor agregado traz uma série de vantagens para os clientes, como valorização da marca com a imagem de ser preocupada com o bem-estar dos colaboradores.
O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1119 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (08), com a presença de Rafael Teixeira, CEO da Clínica da Cidade, que falará do modelo de atenção ao cliente com medicina acessível; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Indústria automotiva: Inovação e maturidade digital na jornada do cliente”, reunindo Ricardo Clementi, Chief Customer Officer da Renault, Caio Nascimbeni, CEO da Syonet, Lorena França, account manager da A3Data, e Ricardo Roa, sócio-líder do setor automotivo da KPMG no Brasil. E na próxima semana teremos Grupo Sabin, Azul, Serena, Punto e uma live sobre as edtechs.