Marcos Botelho, diretor da OOriginal

OOriginal desenvolve sistema de validação inteligente de boletos

A desenvolvedora criou um sistema através do qual qualquer pessoa física ou jurídica pode utilizar um mecanismo simples e confiável para validar boletos antes do pagamento

Visando eliminar a falsificação de boletos, a desenvolvedora de tecnologia OOriginal criou um sistema em que qualquer consumidor (pessoa física ou jurídica) pode utilizar um mecanismo simples e confiável para validar boletos antes do pagamento. “A fonte pagadora não precisa integrar sistemas complexos nem depender do emissor do boleto. Basta fornecer alguns exemplos reais de boletos emitidos pela mesma instituição bancária. A tecnologia identifica automaticamente o padrão do beneficiário final utilizado pelo emissor e cria uma assinatura digital desse padrão”, explicou Marcos Botelho, diretor da OOriginal.

No aplicativo da desenvolvedora, a pessoa deve escanear o código de barras ou a linha digitável do boleto que deseja pagar. O sistema, por sua vez, checa em tempo real se o número de beneficiário final corresponde ao padrão previamente cadastrado. Se houver correspondência, o boleto é validado e o pagamento é recomendado. Se não, o app alerta o usuário sobre a divergência e recomenda não pagar.

Segundo dados do Anuário da Falsificação 2025, divulgado pela Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), as perdas econômicas causadas por falsificação, contrabando, pirataria e sonegação fiscal somaram R$ 471 bilhões em 2024 — crescimento de 27% em relação ao ano anterior.

Apesar da tecnologia ser voltada para o modelo B2C, as empresas também podem usufruir da ferramenta, permitindo que o sistema proteja a marca, impedindo que seus clientes associem fraudes à empresa, além de isentá-la da necessidade de alterações na emissão dos boletos e integração direta com bancos.

“A fraude com boletos ainda é um problema grave no Brasil e deixa o pagador vulnerável na hora de confirmar se está pagando a empresa correta. Nosso foco é dar segurança ao pagador e ajudar as empresas a protegerem seus clientes contra golpes. A curto, médio prazo, o objetivo da OOriginal é implantar o sistema de validação dentro do modelo “B2G”, envolvendo prefeituras e outros órgãos do Governo para aplicarem a tecnologia na cobrança de tributos, impostos e outros encargos”, finalizou Botelho.

Deixe um comentário

Rolar para cima