Eduan Guérios, sócio e head de growth da Makasí

Oportunidades no crédito para construção, com atenção ao cliente

Sócio da Makasí expõe de que forma a fintech cresce favorecendo a oferta de crédito para pequenos e médios construtores e pessoas físicas

Um dos principais problemas enfrentados pelos pequenos e médios construtores, assim como pelas pessoas físicas que pretendem construir a própria casa, está em como conseguir crédito para pôr de pé a obra. Foi ao detectar essa dor, que nasceu a Makasí. E pensando não só no dinheiro, mas também no apoio para a gestão e governança da construção. Fundada por incorporadores que se aproveitaram de suas experiências, somando muita tecnologia, a fintech paranaense já alcança 19 estados, atendendo grandes, médios e pequenos projetos, com muito acompanhamento, passo a passo, para mitigar os riscos, conforme detalhou Eduan Guérios, sócio e head de growth da Makasí, hoje (26), na 1133ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

O executivo iniciou explicando que a empresa nasceu de uma demanda do mercado, vinda dos pequenos construtores e incorporadores que não conseguem crédito facilitado, bem como das pessoas físicas interessadas na construção da própria casa. “Hoje, 80% das incorporadoras do Brasil são pequenas e médias empresas, que sofrem muito para conseguir realizar seu trabalho, principalmente nas pequenas cidades e periferias. A Makasí, então, nasce com dois DNAs, sendo um de engenharia pura, com parte dos fundadores com experiência de mais de 15 anos em incorporação e construção, trabalhando com métodos construtivos industrializados e que sentiam as dores dos construtores sobre a falta de caixa para começar ou finalizar a obra.”

Segundo o sócio, a fintech apostou nessa experiência aliada à tecnologia, que entra para apoiar com a maior parte do processo. “Hoje, conseguimos atender, com muita governança, incorporadoras de pequeno, médio e grande portes, além das pessoas físicas, que são muito pulverizadas por todo o país. Surgimos para tentar resolver a parte complicada dentro da incorporação, que é a da construção, na qual ocorrem os problemas de falta de recursos e de acesso a crédito e de gestão.” De acordo com Guérios, a empresa se situa no meio de duas realidades muito distintas, tendo de um lado os financiadores que precisam ser convencidos a injetar capital em um mercado de pouca governança e, de outro, os pequenos construtores e pessoas físicas necessitando desse dinheiro para tocar as obras. “Como fazer para essas duas partes conversarem e adquirem confiança entre si?.”

Conforme explicou, essa equalização é feita com muita tecnologia de acompanhamento de obra, medição, etc. “E tendo políticas de crédito muito claras, além de conseguir que o construtor ou a pessoa física se reajuste no caminho para continuidade e finalização da obra. Alcançamos 19 estados, atendendo desde a construção de imóveis em cidades de cinco mil habitantes até em locais como Vila Madalena, em São Paulo.” Segundo explicou, cerca de 70% dos colaboradores que compõem a empresa estão diretamente dedicados à tecnologia, todos trabalhando de forma remota, para dar conta de tantos e diversificados projetos dos clientes.

Houve tempo para Guéiros responder uma questão da audiência sobre como a empresa faz para que o financiamento seja suficiente até a finalização da obra.  Na parte B2C do negócio, é sendo cuidadosa desde o início. “Lidando com pessoas, em sua maioria, inexperientes em matéria de construção, para mitigar os riscos do empréstimo, além de avaliar a concessão do crédito, também analisamos o projeto, definindo custos e tudo o mais, liberando o dinheiro conforme a análises quinzenais que fazemos sobre andamento da obra.” Já no mercado B2B, a maior atuação da fintech está na ajuda sobre a viabilidade do projeto, por meio da plataforma Makasí Business.


O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1132 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,6 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (26), com a presença de Ronaldo Lopes, coordenador de marketing, trade marketing e treinamentos da SVP Worldwide no Brasil (Singer, Husqvarna Viking e Pfaff), que abordará a transformação do negócio para impactar novas gerações; na quarta, será a vez de José Nery, head de inovação e transformação digital da HPE Automotores (Mitsubishi Motors e Suzuki Motor); na quinta, Renata Khaled, VP de vendas da Tuna.

Encerrando a semana, o Sextou debate o tema “Personalidade ClienteSA 2025: O impacto da evolução da atividade na carreira profissional”, reunindo Cristiane Macedo, diretora de serviços da Ituran Brasil, Fernando Menezes, CEO da Selfit Academias, Melissa Casagrande, diretora sênior de experiência do consumidor e excelência operacional do Outback Steakhouse, Abbraccio e Aussie, Raissa Lisboa, gerente sênior de CX e suporte da Nuvemshop, e Rodrigo Padilha, vice-presidente de negócios e serviços ao consumidor no Electrolux Group América Latina.

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