Executivos de GS1 Brasil, Jaú Serve e Nestlé debatem as vantagens da evolução do código de barras para a versão bidimensional, sob a visão da indústria e do varejo na experiência do cliente
O código de barra transformou a experiência do cliente ao oferecer rapidez na jornada de compra, além de reduzir erros e facilitar o checkout. Agora, em sua evolução, o código 2D, também chamado de QR Code Padrão GS1, chega para ampliar as possibilidades, conectando consumidores a conteúdos digitais, reduzindo fricção, elevando a confiabilidade e promovendo personalização. A novidade permite a inclusão de mais dados em um espaço menor, tornando-se ideal para rastreabilidade, sustentabilidade, marketing e para fornecer informações detalhadas sobre o produto ao consumidor. Debatendo as vantagens desse avanço, tanto do ponto de vista da indústria quanto do varejo, Ricardo Aranha, coordenador de negócios da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, Lília Coelho, controller no Jaú Serve Supermercados, e Bruno Oliveira, coordenador de Customer Supply Chain da Nestlé, participaram, hoje (28), da 1190ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, realizada na sede da GS1 Brasil, em São Paulo.
Anfitrião do encontro, Ricardo iniciou falando da evolução do código de barra para a versão 2D, que traz a possibilidade de reunir informações para a indústria passar informações aoconsumidor e ajudará, ao mesmo tempo, o varejo na gestão e no relacionamento com os clientes dentro das lojas. “Além de ser útil, também, para o próprio consumidor podendo acessar conteúdos nos rótulos, sobre certificações de produtos, etc., dando muito mais poder a ele, à indústria e ao varejo. Ou seja, é o QR Code contribuindo para as jornadas e as experiências, trazendo a conexão entre o digital e o físico.”
Na sequência, Bruno ressaltou que a jornada de consumo vem evoluindo, dando como exemplo o comportamento da geração Z, que se importa com a origem do produto e de como é produzido, antes de se decidir pela compra. “No momento da verdade, que é quando esse consumidor está na frente da gôndola escolhendo e decidindo, ele precisa que a embalagem comunique todas essas informações. O código 2D acompanha essa evolução, trazendo prazos de validade do produto, receitas e, inclusive, como retornar ou descartar aquela embalagem.”
Já Lília disse que a versão bidimensional é a realização do sonho de qualquer varejista. “O código de barra linear já havia gerado uma eficácia muito grande no PDV, dispensando a necessidade de ficar digitando o código. Com a versão 2D, essa dificuldade é infinitamente menor, pois tem uma flexibilidade que permite a leitura de qualquer posição e, até se houver algum rasgo, ainda assim a leitora identifica o código instantaneamente.” Entre as vantagens dessa nova versão, a executivo reforçou a possibilidade de inserção de muitas informações, citando, como as mais importantes para segurança do varejo e do consumidor, o número do lote, que vai ajudar na rastreabilidade e a validade do produto, possibilitando a tomada de decisões antecipadamente e evitando desperdícios. “Isso é sinalizado automaticamente no momento em que o cliente está passando pelo caixa, evitando que ele leve para casa um produto vencido.”
Houve tempo, ainda, para os convidados comentarem que, assim como o código de barras tradicional veio para ficar, a versão 2D é um caminho sem volta, globalmente, passando pelo momento de transição. Eles mencionaram como principais desafios a adaptação dos varejistas nos PDVs e a inserção das informações em embalagens pequenas, devendo passar por um estágio híbrido, com o código de barras linear e bidimensional na mesma embalagem. O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1189 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Lives – Entrevista ClienteSA retornará na segunda-feira (01), recebendo Xhauana Rigueti, diretora de clientes da Âncora Consórcios, que falará da escalada de crescimento com atenção à jornada do cliente; na terça, será a vez de João Santos, CEO da Treeal; na quarta, Valdo Marques, vice-presidente executivo da Stemac; na quinta, Priscila Aguiar, CEO da Academia Gaviões; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Retail Media: Evolução estratégica para agregar valor à jornada do shopper”, reunindo Karoline Kreili, diretora sênior de Rappi Ads e Retail Latam, Fátima Leal, diretora de key accounts da Unlimitail, e Ricardo Vieira, fundador da Abramedia e do Clube do Varejo.