Proteção contra fraudes eletrônicas



O Banco Nossa Caixa colocou em funcionamento um sistema de prevenção a transações financeiras fraudulentas que integra redes neurais e informações de operações realizadas por meio de cartão de débito e do NetBanking. O sistema opera como um “cérebro eletrônico” que interage com uma ampla base de informações constituída a partir da correlação de dados provenientes dos canais de atendimento, tipos de transações e locais comumente usados pelos clientes, além do controle realizado pelas redes neurais e implementação de regras de negócios.

 

O monitoramento ininterrupto desse conjunto de informações age como um filtro ultrassensível, capaz de reconhecer operações com indícios de fraude e evitar a realização. A solução beneficiará cerca de 2,5 milhões de clientes que usam frequentemente o cartão de débito e deverá atingir cerca de 500 mil usuários do Net Banking da Nossa Caixa. O banco investiu R$ 20 milhões no projeto, que também inclui softwares, hardwares e serviços.

 

“O sistema antifraude do Banco Nossa Caixa é inovador porque vai além da adoção isolada de redes neurais. Ele emprega ferramentas usadas para proteger os ativos de tecnologia da informação do próprio banco e integra a rede de agências; ATM’s; Pontos de Operações e Serviços (POS); pontos-de-venda que aceitam cartão de débito como meio de pagamento; correspondentes não-bancários; centrais telefônicas; e NetBanking”, afirma José Waldir Carvalho, gerente do departamento de Segurança da Informação da Nossa Caixa.

 

Além de gerenciar riscos, o sistema contribuirá para que o banco personalize gradativamente o atendimento aos correntistas, pois o refinamento das informações cruzadas e armazenadas permitirá ao programa avaliar, por exemplo, a necessidade de solicitar ou não ao cliente informações em algumas operações pontuais. Desenvolvida pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), o modelo de redes neurais usado pela Nossa Caixa faz parte de uma solução antifraude que vem sendo paulatinamente implantada pelo banco desde abril de 2008.

Deixe um comentário

Rolar para cima