Nova frente de negócio reforça compromisso da empresa com a economia circular e integra plano de crescimento que mira R$ 2 bilhões de faturamento em 2026
A Simpress anunciou o lançamento da Simpress Shop, sua primeira loja on-line voltada ao consumidor final. A iniciativa marca a entrada da companhia no mercado B2C, um passo estratégico que consolida seu plano de expansão e reforça o compromisso da empresa com a economia circular e a sustentabilidade no setor.
A loja disponibiliza notebooks, smartphones e impressoras remanufaturados — equipamentos revitalizados internamente pela própria Simpress, com garantia e suporte técnico da marca. Os dispositivos, de marcas como HP, Apple e Samsung, têm valores até 60% mais acessíveis que os equipamentos novos, mantendo o padrão de qualidade e confiabilidade característico das soluções corporativas da empresa. O objetivo é prolongar o ciclo de vida dos dispositivos e reduzir o descarte eletrônico, promovendo uma alternativa mais acessível e ambientalmente responsável de consumo de tecnologia.
“Depois de consolidar nossa liderança no mercado corporativo, decidimos levar a mesma experiência e qualidade para o consumidor final. A Simpress Shop representa a evolução natural do nosso negócio — um modelo sustentável, inovador e com grande potencial de escala”, afirmou Vittorio Danesi, CEO da Simpress.
O lançamento do e-commerce nasce de uma oportunidade identificada dentro da própria operação da empresa. A Simpress já conta com uma estrutura robusta de revitalização de equipamentos que retornam dos contratos corporativos — processo que evita o descarte de dezenas de milhares de unidades por ano. No seu laboratório, chamado Simpress Service Center I, em Santana de Parnaíba, os dispositivos são preparados para serem usados por outros clientes em novos contratos. O uso desses equipamentos seminovos, ou sustentáveis, prolonga a vida útil dos aparelhos e reduz a geração de resíduos. Além disso, clientes que optam pelos equipamentos sustentáveis contam com a manutenção e o reparo inclusos no serviço, sem a necessidade de se preocupar com o hardware.
A decisão de criar uma loja própria também responde à necessidade de dar um novo destino a esse volume crescente de equipamentos, que deve se intensificar nos próximos anos com a expansão do modelo de outsourcing. A expectativa com a Simpress Shop é finalizar o próximo ano com cerca de 50 mil dispositivos vendidos e uma previsão de faturamento próxima aos 40 milhões de reais. A empresa prevê um forte potencial de crescimento para multiplicar esse valor nos próximos anos, chegando a 200 mil aparelhos comercializados de forma online em dois ou três anos. Atualmente, a Simpress já possui mais de 760 mil dispositivos sob gestão. No fim de 2019, eram menos de 200 mil devices. Em 2022, 400 mil.
Além de dar novo propósito a esses ativos, a companhia testou o apetite do mercado por meio de um marketplace próprio, que registrou crescimento superior a 300% em poucos meses, confirmando o potencial do segmento e pavimentando o caminho para o lançamento da Simpress Shop.
Com a entrada no mercado B2C, a Simpress amplia seus canais de receita e avança em sua estratégia de crescimento, que mira R$ 2 bilhões em faturamento em 2026. Apenas nos últimos quatro anos, a Simpress mais do que dobrou sua receita. A companhia, que hoje atende mais de 3 mil clientes corporativos, inclusive 60 das 100 maiores empresas do país, vê no varejo digital uma extensão natural de sua operação e de seu modelo de sustentabilidade. Entre os clientes da companhia estão nomes como Alcoa, Cobasi, Yamaha, Mackenzie, Polenghi, Hermes Pardini, Harald e Havan.
O projeto da Simpress Shop foi desenvolvido ao longo dos últimos doze meses, com uma dedicação especial nos últimos seis, período em que a companhia aprimorou a experiência de compra, integrou novos meios de pagamento e garantiu a entrega para todo o Brasil utilizando sua estrutura logística já consolidada.
Nos próximos meses, a Simpress planeja realizar ações sazonais — como promoções de Black Friday e Natal — para ampliar a visibilidade da nova frente. A empresa também seguirá aprimorando a plataforma com base em métricas de desempenho e experiência do usuário.
“A melhor destinação para um equipamento é ele voltar para uso. Ao ampliar nossa capacidade de revitalizar produtos, o e-commerce permite que dezenas de milhares de dispositivos ganhem uma nova vida — evitando o descarte desnecessário e tornando a tecnologia acessível para quem talvez não pudesse comprar algo novo. É uma solução sustentável, inclusiva e com a confiança de uma marca que faz isso há décadas no ambiente corporativo”, concluiu Danesi.