Mauricio Harger, CEO da Vedacit

Uma cultura cliente fundamentada na educação e conscientização para fidelizar

CEO da Vedacit fala dos investimentos da empresa em um novo parque fabril e em tecnologia para se aproximar ainda mais dos clientes

Prestes a completar 90 anos, em 2026, a Vedacit tem sua construção da cultura cliente intimamente ligada à ampliação da conscientização sobre a importância da impermeabilização e em impulsionar projetos que promovam ambientes seguros, duráveis e saudáveis. Tanto que os investimentos estão voltados para a educação de toda cadeia de clientes, que são os lojistas, balconistas, profissionais da construção civil e consumidores finais. Isso reflete nas novas embalagens da marca, na recém inaugurada unidade fabril na cidade de Itatiba (SP), assim como na criação do agente virtual que tira dúvidas pelo WhatsApp. Compartilhando todo esse quadro, Mauricio Harger, CEO da Vedacit, participou, hoje (16), da 1158ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Falando em experiência do cliente, o executivo iniciou a conversa explicando que o primeiro contato da marca é no varejo, representando dois terços das lojas de materiais de construção. “Isso exige que contemos com times de representantes muito qualificados para chegarem nas lojas mostrando os melhores produtos e oferecendo um treinamento para os lojistas e balconistas sobre o melhor uso do material. E, em seguida, pensamos nos consumidores que dividimos em duas categorias: os profissionais que prestam os serviços e o proprietário do imóvel, sendo que este pode tanto deixar tudo nas mãos do contratado como também pedir para fazer uso do material da sua escolha própria”, detalha.

Maurício reforçou que é feito um treinamento educacional em cadeia, começando pelas equipes de representantes, passando por responsáveis pelo varejo, os profissionais da construção civil e chegando ao consumidor final que é quem vai usufruir de tudo isso. “Tem que ser tudo com muito didatismo, tanto que, depois de conversas com muitos dos nossos clientes, o primeiro investimento que fizemos, neste ano, foi remodelar por completo nossas embalagens, de tal modo que nosso público consiga identificar rapidamente qual o principal uso para aquele produto, os benefícios e como utilizar para uma obra de qualidade.”

Conforme assegurou, a impermeabilização representa apenas 1,5% do custo das obras, não justificando o descuido na escolha do material. “Mesmo porque o custo do reparo pode elevar esse percentual em até 10 vezes.” Além disso, ele descreveu a importância da impermeabilização para a qualidade de vida. “A falta de impermeabilização, ou quando ela é mal feita, causará umidade que se converte em mofo e bolor, afetando a saúde, notadamente das crianças e dos idosos. Daí que todas nossas campanhas focarem nesse processo de conscientização.”

Ele também falou da importância da nova unidade fabril, em Itatiba (SP), em um terreno de 270 mil m², com 30 mil m² de área construída, dentro de conceitos modernos. “Queremos que essa unidade seja um cartão de visitas e uma plataforma de educação e conscientização sobre a impermeabilização, assim como de fidelização com a nossa marca. Nela há um centro de treinamento teórico e prático, com um showroom, mais um túnel exibindo a história do grupo Baumgarten, da Vedacit e da própria impermeabilização.”

Antes de falar do processo de digitalização da companhia, o CEO citou uma pesquisa da Anamaco, Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção, representando 150 mil lojas existentes no Brasil, dando conta de que 70% de tudo que é vendido no setor se dá no presencial. “Apesar disso, mantemos todos os canais abertos para comunicação com os clientes, seja no WhatsApp – para onde levamos nosso agente de inteligência artificial, o ‘Val’, no site, no telefone, etc. Sendo que toda nossa área de experiência do cliente está subordinada ao setor de marketing e produtos.”

O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1157 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,7 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA prosseguirá amanhã (17), recebendo Rafael Stark, CEO e fundador do Stark Bank, que abordará a inovação como diferencial competitivo no B2B: e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “iGaming: o papel da tecnologia para apoiar a CX em toda jornada”, reunindo Felipe Costa Nadalini, senior account executive da Optimove no Brasil, Fernanda Beato, diretora executiva de vendas da Unico, e Thiago Bertacchini, head de vendas da Nethone.

Deixe um comentário

Rolar para cima