Chief business unit D2C da Bauducco descreve o rebranding de lojas em um movimento oportuno de retorno ao passado para evoluir na experiência do cliente
Fundada no Brasil por imigrantes italianos há 74 anos, a Bauducco veio evoluindo ao longo do tempo, tendo atualmente seus produtos presentes em mais de 200 mil pontos de vendas. Entendendo que era hora de encantar ainda mais o cliente, a marca decidiu investir, há cerca de um ano e meio, em um processo de rebranding, que passou por lojas, conceito de produtos, embalagens e comunicação, tendo como ponto de partida um retorno às suas origens italianas na cidade de Turim e uma escuta ativa dos franqueados e clientes. Já presente em algumas lojas, a novidade está sendo implantada aos poucos. Porém, os resultados já estão aparecendo. Do final do ano passado para cá, foi registrado aumento de 30% nas vendas e na frequência dos consumidores, conforme garantiu Elio França, chief business unit D2C da Bauducco, ao participar, hoje (03), da 1100ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
O executivo iniciou a conversa explicando que, com o mercado evoluindo e o aumento da concorrência, a marca sentiu a necessidade de fazer a Casa Bauducco, criada em 2012, se diferenciar ainda mais. “Há cerca de um ano e meio resolvemos fazer um rebranding e fomos buscar inspiração na origem da empresa, que é em Turim, na Itália. Foi um mergulho na cidade, conhecendo os hábitos e a vivência dos consumidores locais. E a partir daí trouxemos o que deveria ser a nova identidade e a experiência na Casa Bauducco.”
Surgiu, então, um novo conceito de loja, uma nova identidade de marca e uma nova experiência de produtos, que estão começando a ser entregues ao público. “Já temos sete lojas prontas com o novo layout, no aeroporto de Guarulhos e em alguns shoppings, onde, ao entrar no estabelecimento, o consumidor tem a impressão de que se encontra em um pedacinho da Itália. Desde os arcos, que são uma característica forte da arquitetura de Turim, até os tipos de acabamentos, em um ambiente mais confortável que convida a pessoa a passar mais tempo. Com a mensagem ‘Benvenuti a Casa Bauducco’, nosso propósito é que o consumidor se sinta mesmo em casa.” Como resultado, o executivo disse que, após a rebranding, houve crescimento médio de 30% no faturamento, com aumento de frequência às lojas, confirmando a percepção de entrega de mais valor aos clientes.
Nesse movimento de mudanças, ele destacou o aumento no portfólio de produtos, assim como uma mudança na forma como a companhia se expressa nos canais digitais. “Estamos com a marca renovada, nova identidade, novos produtos e queremos que isso seja uma contínua evolução, inclusive ampliando o número das nossas 180 cafeterias, com o objetivo de alcançar 500 unidades dentro dos próximos três anos.” Ele acrescentou que a ideia é trazer, também para dentro das cafeterias, cada vez mais, um conceito italiano, visando encantar os clientes. Ao longo da live, Élio falou também da importância da participação dos franqueados e das pesquisas junto aos consumidores nesse processo evolutivo e explicou de que forma os produtos são desenvolvidos e testados antes de entrar para o portfólio. O executivo ainda comentou os planos de expansão das lojas Bauducco, espaços de 500 m2 “que são uma verdadeira imersão nos produtos da marca”.
O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1099 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (04), com o Sextou, que debaterá o tema “Gamers: As oportunidades nas mudanças de comportamento”, reunindo Carlos Silva, CEO e head of gaming da GoGamers, Glaucio Marques, CEO da Level Up Latam, e Renan Barreto, gerente geral da Brasil Game Show.