Stone lança livro sobre cultura de servir o cliente

Publicação conta o que move a empresa a fazer um Brasil melhor para o empreendedor

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A Stone lança o livro “5 segundos – o jeito Stone de servir o cliente”, pela Companhia das Letras. A obra compartilha a trajetória da companhia e o “jeito de fazer” e de desenvolver pessoas que despertam o desejo de pertencer ao time. A história da empresa, sua essência e suas experiências ao longo de quase nove anos são narradas pelo presidente da Stone, Augusto Lins, que assina o livro com a jornalista Marcela Bourroul. O objetivo é que o livro, que nasceu para uso interno, seja uma referência do jeito de fazer Stone e inspire empreendedores, jovens e líderes de todo o país a sonharem e acreditarem no propósito do seu negócio e na construção de suas jornadas.

“Sempre acreditamos em aprender com os acertos e erros dos outros, de quem fez primeiro, e nos inspiramos em muitas pessoas e empresas. Compartilhando nossa trajetória, a gente permite que outros façam o mesmo com a nossa experiência. Queríamos um livro que fosse direto, simples e rápido de ler. Queremos estar em todas as mãos e espalhar a cultura verde para o maior número possível de pessoas”, afirma Lins.

A narrativa começa quando Lins conhece os fundadores da empresa, se identifica com espírito inquieto deles, e se junta ao time. A partir daí, ele dá detalhes de acontecimentos importantes para a Stone e narra como a vontade de participar do novo transformou sua carreira. “A história da Stone foi construída a partir de um princípio básico que nos diferenciava radicalmente das outras instituições financeiras: ouvir sempre o cliente para servi-lo da melhor maneira possível. A possibilidade de estar ao lado deles, ajudá-los em suas conquistas e resolver problemas, que às vezes eles nem sabiam que tinham, é o que nos move”, destaca Lins.

Para oferecer um serviço de excelência, a empresa desenvolveu um modelo de atendimento humano. Um time formado por “encantadores”, que atendem o cliente com “sorriso na voz”, em até 5 segundos. Daí a inspiração para o nome do livro. “O crescimento da Stone se caracteriza pela capacidade de fomentar uma cultura forte, para que as nossas pessoas saibam para onde vamos, o que estamos fazendo, como devem se comportar e o que podem esperar como reconhecimento. Para nós, a cultura é como um manual de instruções para guiar escolhas diárias e proporcionar firmeza na tomada de decisão, como se houvesse sempre uma voz na cabeça das pessoas dizendo: “aqui trabalhamos assim” ou “isso não é tolerado aqui”, ressalta o presidente da Stone.

Atração e capacitação contínua de talentos
É também com o jeito de dar oportunidade para as pessoas que a Stone atrai tantos profissionais. Em busca de pessoas com energia, inteligência e integridade, para ajudar na sua construção, a empresa criou o Recruta Stone, processo seletivo do país com mais de 100 mil inscritos em 2020. O Recruta Stone é tão importante que se tornou um dos principais rituais de cultura da companhia, e mais do que uma seleção de talentos, é uma oportunidade de autoconhecimento para os candidatos e para o time Stone. “Assim, aprendem o jeito Stone de recrutar que tem uma profundidade que vai muito além do currículo, e têm a oportunidade de conhecer seus respectivos times e a si mesmos”, explica Lins.

Ele relata que o esforço de trazer gente boa não se restringe ao Recruta. Cada um dentro da Stone deve dedicar um pedaço de sua semana para falar sobre a empresa para pessoas de fora, conhecer potenciais candidatos e fazer entrevistas. “É preciso manter o fluxo de atração e continuamente encontrar talentos, para seguirmos transformando o país”, finaliza. O livro já está disponível em e-book, nas principais plataformas do Brasil, como Amazon, Google e na própria editora, Companhia das Letras. O livro físico chega ao mercado nos primeiros dias de março, mas já está em pré-venda em livrarias.

Ficha Técnica
Título: 5 segundos – o jeito Stone de servir o cliente
Autor: Augusto Lins e Marcela Bourroul
Editora: Cia das Letras
Edição: 1ª
Idioma: português