
Ela explica que a atividade vem passando por uma evolução, resultado da globalização sobre o Brasil que fez aumentar os padrões de qualidade de serviços. O service desk, segundo Rackel, já foi visto como um “mal necessário”, por ser uma área que exige grande número de pessoas – alto custo de mão-de-obra, alta complexidade de gestão, alta dependência de processos, e que era vista como fonte de frustrações para o cliente. “Com o aumento dos padrões de qualidade, as empresas começam a perceber a importância estratégica do suporte. O Gartner já comprovou com pesquisas que 50% da percepção do cliente sobre um serviço de TI é proveniente das interações com o primeiro nível de suporte. Uma vez entregue o serviço, isso é que define a percepção do cliente. Ainda temos muitas mudanças culturais a serem feitas nessa direção, mas essa é a visão que começa a se desenvolver no Brasil”, pontua a diretora.
Dentro desse cenário, a diretora coloca como fundamental a busca pela qualidade, que na opinião dela, passa pela construção da equipe correta, que garanta a implantação e execução de processos consistentes. “Além disso, como a solução de um ticket pode envolver vários outros grupos técnicos relacionados à cadeia de suporte, é fundamental que a alta hierarquia da empresa esteja comprometida com a implementação dos processos ITIL não apenas na área de suporte, mas em todas as demais, para que o Processo de Incidentes seja implementado com sucesso”, afirma.
Ela defende que a fonte essencial de sucesso, não apenas no suporte, mas em qualquer prestação de serviço é a visão de excelência. O profissional que tem essa visão se envolve com o serviço prestado, se “incomoda” genuinamente com o impacto no cliente. Segundo Rackel, esse profissional é aquele que se supera, que faz a diferença, que dá ao cliente a segurança de que seu negócio está bem suportado por aquele fornecedor. “A visão de excelência não é apenas o caminho para o serviço que encanta o cliente, mas também a direção para o profissional ser bem sucedido em sua carreira, em qualquer modalidade de serviço”, reforça.
Rackel Valadares, diretora de serviços de suporte da GXS Brasil: “Mercado brasileiro começa a perceber que suporte a clientes é extremamente estratégico para o negócio.”