
A nova solução possibilita o compartilhamento de dados desde a área financeira, até a área de atendimento, visando a criação de uma organização focada no cliente e com bons resultados. “As áreas comerciais poderão tomar a decisão conforme as informações obtidas com a ajuda da ferramenta”, diz Rosana. Ela explica que o CRM da Microsoft permitiu também agilizar os fluxos internos e as atividades burocráticas. “Atender é uma responsabilidade não só dos agentes de relacionamento, que está na central, ou do comercial, que está no campo, é uma responsabilidade da Eucatex enquanto grupo, lidando com as diversas áreas, cada um com o seu objetivo”, confirma.
Antes da implantação, feita pela MSBS Tridea, parceira da Microsoft em soluções de CRM e ERP da Microsoft, a presidência e a diretoria da empresa puderam participar de uma simulação do funcionamento, que foi trabalhado com a equipe, não só para apresentar, mas também para treinar os operadores. “Levamos todos para que soubessem como seria a vida com ou sem CRM, testando dados ineficientes e eficientes nos dois sistemas”, explica Rosana. Ela conta que a tecnologia já está rendendo resultados para alguns setores, principalmente, na área de marketing, mas ainda espera melhorias, já que o novo CRM foi implantado em agosto de 2009. Na área de atendimento já se pode notar as mudanças com relação aos clientes. “Quando eles ligam, percebem que a empresa já tem um nível de informação sobre ele, e que já não é mais um contato isolado,” diz.
A Eucatex também procurou manter a operação interna para prover suporte aos operadores. “A central de relacionamento da Eucatex é uma porta de entrada para outros departamentos”, esclarece a coordenadora, que acrescenta o fato de muitos que iniciaram como atendentes hoje fazem parte de outras áreas da empresa. Rosana comenta ainda que os roteiros foram deixados de lado para o atendimento não ficar robotizado e por não achar que esse seja o perfil da Eucatex. No entanto, limites foram estabelecidos e há monitoramento das ligações. “A cada atendimento procuramos orientar sobre como conduzir as ocorrências sem ficar preso a um script como acontece no atendimento bancário ou de telefonia”, conclui.
O novo formato do 190
Com solução da Avaya, o número de atendimentos dobrou e permitiu reduzir o tempo de espera
Com solução da Avaya, o número de atendimentos dobrou e permitiu reduzir o tempo de espera
Com poucas posições de atendimento e operadores policiais com nenhuma experiência telefônica, a estrutura
do serviço de atendimento da Secretaria do Estado de Segurança (Seseg) do Rio de Janeiro, o 190, não conseguia atender a demanda de 10 mil ligações diárias. “O policial militar não foi treinado para esse tipo de ação”, afirma Claudio de Almeida Neto, coronel tenente da Polícia Militar e superintendente de comando e controle. Segundo ele, as reclamações constantes eram sobre demora no atendimento e queda de ligações.

A Seseg então contratou os serviços da Avaya, que desenvolveu o projeto Centro de Atendimento de Emergência – Novo 190. Buscando aprimorar a tecnologia, a solução foi implantada no call center e a Central 24hrs, parceira da empresa, ficou responsável pelo recrutamento e capacitação dos operadores. “Usamos um treinamento específico para atendimento de emergência policial, que se consiste em entender como funciona a organização, a polícia, e como o operador deve encaminhar as ocorrências, analisando a gravidade dela”, diz o coronel Neto.
O projeto possibilitou uma agilidade no atendimento e encaminhamento das ligações. A capacidade de PAs saltou de 20 para 80, e hoje são 21 mil ligações atendidas por dia. A Seseg também agregou o 190 Liga pra você, uma forma de coletar a opinião do usuário, retornando a ligação em 48hrs. Outro futuro projeto também consiste em uma solução focada na demanda durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, que tornaria possível o atendimento em várias línguas, dando comodidade aos turistas.
No controle dos negócios
Dax atribui crescimento rápido à solução de gravação de voz
Dax atribui crescimento rápido à solução de gravação de voz

Buscando atender os clientes com qualidade e segurança, a empresa adotou o Planetfone, software de telefonia IP com solução de gravação de voz. “Temos um call center que trabalha para bancos, e por isso precisamos gravar toda a negociação com os clientes”, afirma Vidigal. Com as gravações, também é possível detectar falhas, e, ao gosto do cliente, aperfeiçoar a operação. “É imprescindível ter um controle de tudo o que é dito nas ligações, para poder oferecer um serviço de qualidade”, diz o diretor. A solução possibilita ainda ter o controle das operações, por meio dos dados disponibilizados sobre cada uma das posições de atendimento. “Podemos, por exemplo, medir a performance de cada atendente e controlar o que ele conseguiu gerar de negócios”, confirma.