Thamara Mileski, gerente de marketing da Britvic Brasil

A estratégia multicanal de aproximação com o consumidor

Gerente de marketing da Britvic destaca as estratégias de relacionamento para criar uma conexão com os clientes, principalmente a geração Z na linha de energéticos

Fazendo agora parte do grupo dinamarquês Calsberg, a britânica Britvic tem seu nome pouco conhecido pelo público brasileiro, porém conta com marcas fortes que estão há mais de 70 anos na mesa do consumidor, como por exemplo a Maguary, DaFruta, Puro Coco. Além disso, ela conta com uma linha de energéticos, em linha com as tendências de consumo atuais, exigindo uma forte estratégia de muticanalidade, com escuta ativa, para se aproximar cada vez mais dos consumidores. Isso vem se dando principalmente com a geração Z, a que mais consome esse tipo de produto e cuja comunicação demanda uma conversa genuína em propósitos. Contando detalhes de como a empresa vem avançando nesse segmento, Thamara Mileski, gerente de marketing da Britvic Brasil, participou, hoje (13), da 1085ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Ela iniciou explicando que a Britvic é uma empresa muito tradicional, conhecida mais pelas marcas Maguary e DaFruta, criadas lá em Aracati, no Ceará, em 1953, e que acabaram ganhando o País inteiro. Porém, o portfólio abrange também o leite vegetal Nuts, as águas de coco Puro Coco e Refresh, além da linha de energéticos, com destaque para o Extra Power e a Flyng Horse, marca alemã que foi a primeira a chegar. “Enfim, para se ter a uma dimensão da magnitude da empresa, ela é composta por cinco unidades fabris, seis centros de distribuição, sendo uma empresa de cadeia vertical, contando com 5 mil fruticultores trabalhando conosco.”

À frente do segmento de energéticos na Britvic, um setor que cresce sem parar, Thamara diz que sua missão é fortalecer essas marcas, com estratégia de branding, produto e inovação para aproximação com o cliente. “Para garantir essa proximidade maior com os consumidores, usamos a estratégia multicanal, principalmente falando com a geração Z.” Falando especificamente da marca Extra Power, líder de vendas no estado de Goiás, ela relatou o esforço que está sendo feito para avançar também pelo Nordeste, o que a levou a passar uma semana, em Fortaleza (CE), realizando ações, com mais de 50 pessoas no time, valorizando os colaboradores locais e ‘energizando’ os foliões. A partir desse exemplo, ela falou da preocupação de usar os vários canais disponíveis, não só estando presente em cada ponto da jornada, como adaptando a linguagem para se comunicar com o consumidor em cada região. “Fomos, então, desenhando essa estratégia no canal digital, dando spoiler sobre os acontecimentos do dia, ligando com os pontos de vendas, porque é necessário conectar o on com o off, para que o consumidor possa saber onde encontrar o produto.”

Segundo a executiva, a empresa considera importante estar próximo do consumidor com um processo de escuta ativa, em todos os pontos de contato da jornada.  “Temos uma estrutura de SAC liderada pelo time de qualidade, muito bem treinado e capacitado, temos o canal de e-commerce, por meio do qual o consumidor se manifesta muito também, e as redes sociais, nos comunicando bastante pelo Linkedin, Instagram e Tik Tok e por um canal criado pela nossa agência, o Community Management, que é marca falando com o consumidor o tempo todo.”

Houve tempo para Thamara falar do crescimento do mercado de energéticos nos últimos 15 anos, com uma característica de lifestyle e os incrementos e inovações que a indústria traz por meio da escuta ativa e do consumer insights. Ela falou ainda da relevância da geração Z para essa linha de produtos, sendo a que mais consome energéticos e sempre antenados com tudo que a indústria promete e entrega em seus propósitos, demandando uma conversa muito genuína. O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1084 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,5 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.


A Série Lives – Entrevista ClienteSA encerra a semana amanhã (14) com a live especial que debaterá o tema “Dia do Consumidor: O desafio das mudanças de comportamento, em tempo real”, reunindo Daniela Villela, CEO da Red Balloon, Francisco Donato, superintendente executivo da Mosaico no Banco PAN, Vanessa Rissi, superintendente de marketing, inteligência de negócios e experiência da Veloe, Arthur Silveira, diretor de dados & insights e e-commerce do Grupo Carrefour, Raquel Paternesi, diretora de marketing, vendas e growth do Outback, Abbraccio e Aussie, Isabela Bonassi, coordenadora de consumer insights da Suvinil e Silvio Lima, gerente do Service Relation Customer da Renault, e Larissa Raposo, professora da ESPM.

Para a próxima semana, a agenda já conta, na segunda-feira (17), com a presença de Ariane Diniz, presidente das Óticas Diniz, que falará da construção de uma jornada de compra memorável; na terça, será a vez de Hilston Guerim, sócio-fundador e diretor de expansão da Mais1.Café; na quarta, Flávia Camargo, diretora de experiência em saúde do Einstein; e, na quinta, Aline Garcia, diretora de relacionamento e experiência do cliente da Onze.

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