Fundador da Homenz fala sobre o crescimento da rede de franquias pelo Brasil se aproveitando da quebra de tabu surgida no pós-pandemia
Acostumado a cuidar das finanças, da família e das responsabilidades externas, o homem brasileiro historicamente deixava a si próprio em segundo plano. A pandemia, porém, acelerou uma mudança silenciosa: investir em si deixou de ser vaidade para se tornar autocuidado. É nesse contexto que surgiu a Homenz para atender uma demanda reprimida. A partir de uma experiência pessoal e da percepção de que não havia clínicas voltadas ao público masculino, nasceu um negócio que evoluiu para um modelo de franquias com mais de 75 unidades, conforme expôs Luis Fernando Carvalho, fundador e CEO da Homenz, hoje (12), na 1281ª edição da Série Entrevista ClienteSA.
Segundo o executivo, os homens estão aprendendo a investir neles mesmo. “Em 2017, tive um diagnóstico de câncer e, após passar por uma cirurgia e tratamento, comecei a querer cuidar da minha estética, mas não encontrei onde obter ajuda. Na época, as clínicas de estética e bem-estar só atendiam mulheres. Identifiquei aí uma enorme brecha para resolver uma dor latente. Pesquisei e não encontrei nada voltado para estética e autocuidado destinado aos homens no Brasil. Diante desse oceano de oportunidade detectado, não vacilei. Mesmo sem dinheiro, publicitário ativo e empreendedor que eu era, aluguei um ponto, defini a marca e comecei o negócio do zero.”
Com a ajuda de sua irmã, Luis Fernando começou oferecendo vários serviços e foi estudando, pesquisando e criando protocolos para validar o que melhor funcionava. “Até que um dia, na nossa pequena sala de atendimento, havia cerca de 50 homens esperando sua vez para a depilação definitiva. Foi quando concluímos que a única saída para dar conta da demanda seria via modelo de franchising.” Nascia ali a Homenz Saúde e Estética Masculina, com base nas necessidades trazidas pelos primeiros clientes e aprimorando o atendimento. Hoje, a empresa já conta com mais de 75 clínicas pelo País.
Ao falar do público-alvo, Luiz Fernando destacou que não se pode subestimar a importância das mulheres. “São elas que mostram para seus parceiros e familiares aspectos de estética e autocuidado que devem observar. São elas que muitas vezes agendam consultas para o marido e os filhos.” Ele detalhou também como veio sendo eliminada a barreira do tabu masculino frente à questão de tratamento estético, entre outros assuntos. O vídeo, na íntegra, está disponível no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1280 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 4,1 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever.
A Série Entrevista ClienteSA encerrará a semana amanhã (13), com o Sextou trazendo o Especial Café da Manhã Híbrido que debaterá o tema “IA com foco humano: Quais os impactos da adoção nos indicadores de CX e EX?”, reunindo Adriana Brilhante, head de CX e operações da Neon, Edinelson Santos, diretor de atendimento ao cliente do Grupo Casas Bahia, Eric Lieb, country manager da Diabolocom, Fabio Bittencourt, diretor de customer service do Carrefour, Renato Ciccarelli, diretor de operações da Serasa Experian, Tatiana Maluhy, gerente executiva de CX da VWFS e Alan Barsi, VP de excelência operacional e CX da MadeiraMadeira, Mayra Palacios, CMO da Privalia, e Bruno Pereira, diretor de CX da 99Pay.





















