Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker

A oportunidade no last mile com os armários inteligentes

CEO da Airlocker descreve as vantagens dos smart lockers dentro dos processos de logística no e-commerce

Atenta às oportunidades na jornada da logística, principalmente no last mile, a Airlocker apostou nos armários inteligentes, já muito utilizados nos Estados Unidos e outros países,  para atender uma dor do mercado e dos consumidores. Como resultado, em quatro anos de operação, a empresa já conta com mais de 200 franqueados que respondem pela comercialização e a experiência dos clientes finais. Ajudando a cortar custos nos serviços de last mile e otimizando as entregas em condomínios e empresas, a marca se consolidou no mercado e espera escalar ainda mais, conforme assegurou Elton Matos, sócio-fundador e CEO da Airlocker, na 1152ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, realizada hoje (24).

Ele iniciou contando que a ideia de investir nos armário inteligente surgiu em 2019. Segundo o executivo, foi a partir de uma necessidade da sua família que, operando com lavanderias, precisava de um armário para coleta de roupas nos condomínios. “Em essência, o armário inteligente resolve a dor do entregador ter de se encontrar com o destinatário. Ou seja, ele é a interface que soluciona o problema onde houver a necessidade. E identificamos a oportunidade, pois o smart locker tem um potencial muito maior para resolver múltiplas necessidades.”

O projeto ficou pronto em 2021, conforme detalhou Elton, quando então a empresa se lançou no mercado. Acabaram criando um benchmarking com vários tipos e tamanhos e armários e adotaram também o modelo de franquias para disseminar o conceito. “Hoje, mais de 200 franqueados são a nossa força comercial e financeira. Nossa meta sempre foi criar uma tecnologia que fosse útil para as pessoas e não sermos os fabricantes e instaladores dessa tecnologia. Nosso objetivo nunca foi ter o contato com o consumidor final, mas a de convidar as pessoas a utilizarem nossa tecnologia para resolverem suas necessidades.” Hoje, há franqueados com mais de 50 equipamentos próprios instalados no mercado, sendo eles que estão na ponta do negócio, prospectando oportunidades. Justificou o fato de os franqueados serem também a força financeira pela quantidade de armários que precisam ser produzidos a um custo médio R$ 7.500 cada um deles. “Mas mesmo que não existisse essa necessidade orçamentária no negócio, percebemos que existem outros desafios que só quem está no local pode resolver, como o pós-venda, o suporte e o atendimento ao cliente com proximidade. Então, toda essa atividade fica a cargo do nosso franqueado.”

Perguntado sobre as facilidades e dificuldades de se colocar no mercado como novidade, o CEO respondeu que os armários inteligentes partem de dois princípios muito fortes que são catalisadores da expansão da tecnologia. “Em primeiro lugar, ele resolve uma dor no local e, em segundo, é um recurso muito mais vantajoso em termos financeiros para resolver essa dor. E são justamente esses fatores os propulsores da tecnologia.” Na sua concepção, esse negócio se encaixa no mercado dos serviços autônomos que tem crescido pelas vantagens que oferece tanto para o consumidor quanto para as empresas.

Houve tempo para Elton detalhar o começo do negócio, quando tratava principalmente com as empresas de segurança eletrônica prestadoras de serviços nos condomínios, abrindo em seguida para outros canais de acesso. Também falou dos desafios enfrentados e superados desde a conclusão do protótipo do equipamento até conseguir escalar. Ele respondeu ainda uma questão da audiência sobre o smart locker reduzir custos no last mille. “Isso ocorre por reduzir o atrito na entrega e a economia de tempo do entregador quando há o armário inteligente no local. E tempo é dinheiro”.


O vídeo, na íntegra, que está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com às outras 1151 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,7 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (25), debatendo o tema “Experiência do cliente: O que pensam as novas gerações?”, estarão reunidos Daniel Nure, gerente de CX da Serasa, Mariana Saraiva, head de CX do Casar.com, Olívia Araújo, brand manager da Linus e Thiago Brandão, CEO da Loyalme. Na sequência, haverá uma pausa nas lives por conta do ClienteSA X-Summit, marcado para os dias 1 e 2 de julho, e que terá transmissão ao vivo. As lives pela manhã voltam no dia 10 de julho.

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