A transformação do SAC em central de receitas

A Sony, uma das maiores companhias internacionais de eletroeletrônicos, tomou a decisão estratégica de terceirizar o atendimento ao cliente no Brasil. O objetivo da terceirização não era a redução de custos. A companhia buscava a melhoria de um serviço que precisava de upgrade tecnológico para otimizar o desempenho como um todo. Mais do que isso, queria provocar uma geração de receita que justificasse o investimento e abrisse novos espaços aos negócios da corporação. Em 4 de abril de 2002, iniciou suas operações de atendimento com a Atento Brasil.
“Um dos motivos que nos levou à terceirização foi a flexibilidade que verificamos na Atento”, justifica Ricardo Junqueira, gerente de marketing da Sony e responsável pelo atendimento a clientes. Ele reconhece que a Atento deu à Sony agilidade para dimensionar a operação de acordo com as campanhas e em curto espaço de tempo. “Quando há uma previsão de aumento sensível do volume de chamadas, eles têm demonstrado agilidade e facilidade para, em até duas semanas, se adaptar, justamente um dos itens que estávamos procurando quando pensamos em terceirizar nossa operação”.
A terceirização da central de atendimento agregou de imediato outros ingredientes perceptíveis à decisão, como ferramentas que permitiram à companhia o acompanhamento dos processos operacionais, potencialização da tecnologia, otimização do cliente Sony, possibilidade de rápido crescimento da central, capacitação de pessoal à estratégia, padronização e avaliação apurada dos dados de televendas.
O primeiro passo foi diagnosticar a necessidade de instalar um canal único, com padrão de serviço, tecnologia e o melhor retorno do investimento. O plano de ação previu a necessidade de um organismo dinâmico e submetido a permanente avaliação de resultados. Ou seja, foi estabelecido que haveria um contínuo processo de melhoria e aperfeiçoamento da sistemática e da operação de televendas. As falhas seriam os indicadores para buscar uma performance cada vez mais perfeita e produtiva.
A implementação do canal único foi um marco. A estrutura operacional montada foi desenhada para atender 86.000 minutos/mês, apoiada em 24 posições de atendimento em horário de maior movimento com suporte a consultas técnicas, informações, reclamações e televendas. São atendidas 23.500 ligações/mês. Deste total, 3% são convertidos em vendas. Os canais de atendimento são um 0800 ou local, a home page e o correio eletrônico.
Os resultados, na prática, se refletiram na redução do número de reclamações e na redução de intervenções junto ao Procon. A satisfação dos clientes com a Sony teve uma melhora sobre índices anteriores: 78% dos clientes se dizem satisfeitos e muitos. satisfeitos com a resolução em 1º nível de 98% das chamadas. A evolução do serviço passou da fase de transformação do SAC em gerador de negócios para uma atuação como canal de vendas diretas, de valor agregado, como planejado.

Deixe um comentário

Rolar para cima