Digitalização comercial eleva produtividade em 25% e reduz custos em 30%, mas apenas 34% da indústria brasileira adota tecnologias integradas
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) anunciou o lançamento do Comitê de Digitalização da Indústria, grupo estratégico voltado para acelerar a aceleração digital no setor. “A iniciativa tem como missão apoiar a integração de canais de venda, ampliar a competitividade e fomentar a inovação, enfrentando desafios como burocracia tributária, resistência cultural e conflito de canais”, explicou Cristiano Chaussard, coordenador do comitê.
De acordo com o executivo, o comitê atuará em diversas frentes, incluindo capacitação profissional, regulamentação, incentivo à inovação e parcerias estratégicas com empresas, universidades e órgãos governamentais. As iniciativas envolvem cursos, palestras, apresentação de cases e desenvolvimento de modelos de negócios digitais. “Entre os principais obstáculos a serem superados estão a falta de cultura digital nas empresas, a pirataria de produtos e a necessidade de melhor integração tecnológica. A estruturação de políticas públicas e o acesso a financiamento para projetos de inovação também estão no foco do comitê”.
Para Cristiano, “o Brasil tem grande potencial de crescimento na digitalização da indústria. Nosso objetivo é tornar esse processo mais acessível e eficiente, promovendo a modernização do setor de forma estruturada e sustentável. A digitalização da indústria é um fator decisivo para o crescimento econômico e a sustentabilidade do e-commerce. Um estudo da McKinsey indica que empresas com processos digitais eficientes podem aumentar sua produtividade em até 30% e reduzir custos operacionais em até 30%. No Brasil, a digitalização industrial ainda avança lentamente, com apenas 34% das empresas utilizando tecnologias integradas na cadeia comercial”.
Segundo destacou Mauricio Salvador, presidente da ABComm, “trata-se de uma iniciativa essencial para o crescimento do comércio eletrônico brasileiro. Temos um longo caminho pela frente, e o objetivo é fortalecer o segmento e trazer mais insumos para os negócios; O Comitê de Digitalização da Indústria está aberto para profissionais de empresas associadas à ABComm. Com essa iniciativa, reforçamos nosso compromisso em liderar a digitalização da indústria brasileira, promovendo inovação, competitividade e crescimento sustentável”.