Pesquisa indica que apenas 24% das das pequenas e médias empresas estão planejando algum tipo de lançamento, desconto ou combo promocional para impulsionar vendas
O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, vem ganhando força e, com isso, ampliado para a semana inteira de comemorações. A data, além de valorizar a relação entre empresas e consumidores, é uma oportunidade para ações comerciais em um mês com poucas datas comemorativas. De acordo com pesquisa realizada pela Serasa Experian, 24% das pequenas e médias empresas estão planejando algum tipo de lançamento, desconto ou combo promocional para impulsionar vendas. Já os outros 76% afirmaram que não pretendem realizar nenhuma ação ou ainda não decidiram sobre a participação no período.
“O calendário de datas comemorativas é uma oportunidade estratégica para empresas, em especial as PMEs, ampliarem o relacionamento com seus clientes e impulsionarem suas vendas. A Semana do Cliente vem se tornando uma dessas datas e a pesquisa comprova isso. Para que essas ações tragam resultados consistentes, a preparação antecipada aliada ao entendimento do comportamento do consumidor e do seu cliente são fundamentais. Por isso, preparamos na Serasa Experian diversos conteúdos que apoiam os empreendedores nessa jornada, como um guia completo com dicas para a data”, afirma o vice-presidente de pequenas e médias empresas da Serasa Experian, Cleber Genero.
A pesquisa mostra ainda como está o planejamento PMEs em relação às ações em alguns recortes. Olhando para os setores das empresas que planejam algum tipo de lançamento, promoção ou combo, 58,25% são do segmento de serviços, 10,68% são do mercado de transportes e 6,80% de construção. Em termos de região, das pequenas e médias empresas que irão participar ativamente da Semana do Cliente, 58,25% são do Sudeste, 15,53% são do Sul e 10,68% do Centro-Oeste.
Já em se tratando de Score PJ, 38% dos respondentes que planejam algo para a data têm uma pontuação considerada baixa, entre 0 e 300. 26% estão na faixa entre 301 e 500, pontuação considerada regular. Já 19% têm um Score PJ considerado bom, entre 501 e 700. Por fim, 17% estão com uma pontuação acima de 701, uma pontuação excelente. Por fim, olhando para o tempo da empresa: 32,04% dos respondentes da opção “sim” têm entre 6 e 10 anos, 21,36% entre 3 e 5 anos e 16,5% entre 11 e 20 anos. A pesquisa entrevistou 494 PMEs da base de clientes da Serasa Experian durante o mês de agosto de 2025 com respondentes de todo o Brasil.