As marcas que buscam investir em ações que geram engajamento e vão além de uma simples promoção, são capazes de gerar uma maior fidelização
Autor: Guilherme Barbosa
Para além da diversão, o universo gamer tornou-se uma das principais fontes de consumo dos brasileiros nos últimos anos. Não é à toa que 77% dos gamers brasileiros gastam até R$250 por mês com jogos digitais, e 15% fazem esse tipo de compra mensalmente, segundo uma pesquisa conduzida pela Serasa em parceria com a Gamers Club. Como membro ativo da comunidade e profissional da área posso dizer que o segmento se consolidou como um terreno fértil para marcas se relacionarem de forma autêntica com a comunidade.
Diante deste cenário, temos observado em grandes datas do varejo, como a Black Friday, se tornaram uma peça-chave para o investimento em ações especiais capazes de estreitar esse relacionamento de uma maneira criativa.
Pensando nessa pegada de aproveitar grandes datas, a Intel, uma das gigantes do Vale do Silício, investiu no Intel Gamer Days, festival de ofertas voltado para o público gamer, que contou com ativações exclusivas, além de sete diferentes torneios voltados para a comunidade e presença de parceiros da marca.
Por meio de uma série de conteúdos preparados previamente, a Intel conseguiu impactar mais de 58 mil jogadores, gerar mais de 9 milhões de impressões e atingir 59% de share de marca. A campanha contou com ofertas exclusivas, diversos torneios para a comunidade e ações especiais, como foi o caso de uma live com nomes do cenário gamer, Amanda “AMD”, Bah Gutierrez, FRTT, Haru e Boltz, em um showmatch.
A dinâmica estimulou o engajamento da comunidade, ajudando a marca a crescer 17% nas suas vendas gerais em comparação ao ano anterior. Mas, onde está o segredo da Intel para impulsionar suas vendas diante de um mercado tão competitivo? A resposta está em ir além dos descontos e compreender como a comunidade gamer realmente funciona. Investir em transmissões ao vivo, oferecer brindes exclusivos e criar experiências interativas, transforma o processo de compra em algo mais profundo e significativo.
Tenho propriedade para dizer que para gerar um maior engajamento de toda a comunidade, as marcas precisam tornar a experiência de compra algo divertido e interativo. Contar com o apoio de grandes influenciadores, que estejam alinhados à marca e à comunidade, por exemplo, é um ótimo primeiro passo para se destacar e intensificar as suas ofertas, gerando um buzz nas plataformas digitais.
Outra ótima estratégia seria investir em iniciativas que incentivem a participação ativa do público, seja por meio da condução de mini campeonatos ao vivo ou até mesmo pela aplicação de votações interativas. Tenho observado de perto debates no mercado sobre a antecipação de algumas ações especiais para a Black Friday e hoje muitas empresas estendem suas campanhas para o mês todo, gerando um engajamento contínuo. A chave está na preparação prévia e na conexão com parceiros que realmente entendem como o seu público-alvo funciona.
As marcas que buscam investir em ações que geram engajamento e vão além de uma simples promoção, são capazes de gerar uma maior fidelização, novas interações nas redes sociais e, consequentemente, fortalecem a sua presença no universo. Por aqui vejo diariamente como o jogo tem ultrapassado a tela e se transformando em um ponto de encontro e relacionamento entre as pessoas.
A Intel foi um grande exemplo disso. Eles conseguiram transformar uma grande data comercial em uma ferramenta estratégica de conexão e fidelização do público gamer, algo muito valorizado hoje em dia por nós que interagimos com esse universo diariamente.
Guilherme Barbosa é diretor de parcerias da Gamers Club.





















