Nova estratégia de dados ampliou participação do CRM de 5% para 18% e já impulsiona vendas no e-commerce Trocafy
A Allied, distribuidora de eletrônicos que atua nos mercados B2B e B2C, incluindo o e-commerce de produtos usados Trocafy, anunciou a ampliação de forma significativa o peso do CRM (Customer Relationship Management) em suas vendas após reformular a estratégia de relacionamento com o cliente. Em dois meses, o share das vendas via CRM subiu de 5% para 18%, com média de 13% nos meses seguintes.
A transformação teve início com a adoção da plataforma da Wake, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais para o varejo e a indústria. “A mudança permitiu centralizar e automatizar campanhas de marketing digital com base em dados de navegação, histórico de compras e comportamento do consumidor. Com a integração a Customer Data Platform (CDP), a Allied passou a utilizar segmentações mais precisas e ações automatizadas baseadas em comportamentos como abandono de carrinho, clientes inativos e redução de preços, além de incorporar novos canais, como o WhatsApp, que rapidamente se consolidou como principal canal digital da operação”, explicou Pedro Gabriel, diretor de vendas digitais e marketing da Allied Brasil.
Segundo o executivo, “o que levamos anos tentando, conseguimos em meses com a Wake. Hoje, integramos sistemas como ERP, que concentra os dados de gestão da empresa, e WMS, voltado ao controle logístico dos estoques, obtendo assim uma visão unificada do comportamento do consumidor. No e-commerce da Trocafy, os impactos foram imediatos: a receita gerada por CRM cresceu três dígitos no primeiro mês. O resultado foi impulsionado pela atuação integrada entre a CDP, o uso da BeTag — ferramenta de rastreamento do comportamento do consumidor — e o módulo de audiências da Wake, que permite campanhas mais personalizadas”.
Conforme André Viana, diretor comercial da Wake, “a reformulação da estratégia colocou o CRM em nova posição dentro das vendas digitais da Allied. Mais do que aumentar a conversão, a empresa fortaleceu a recorrência e a eficiência das ações com base em dados”.