Michele Funari Neto, diretor de vendas e marketing da Grano Alimentos

As oportunidades nos novos comportamentos dos clientes na alimentação

Diretor da Grano Alimentos conta de que forma os vegetais congelados contribuem para a busca das pessoas por praticidade e a saudabilidade

Nos últimos anos, uma tendência que vêm despontando cada vez mais forte na área de alimentos é a busca por praticidade e saudabilidade. Um movimento que a Grano Alimentos vem pegando carona com a oferta de vegetais congelados, conceito que conquistou espaço no dia a dia das famílias e também no food service. Atuando com marcas próprias e licenciadas, ela vem crescendo apoiada em inovação, cocriação, qualidade e proximidade com o consumidor. Compartilhando a trajetória da empresa, Michele Funari Neto, diretor de vendas e marketing da Grano Alimentos, participou, hoje (01), da 1213ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.

Fundada em 2000, na cidade de Serafina Corrêa, no Rio Grande do Sul, a empresa tomou a decisão de lançar o produto vegetal congelado ainda com um mercado restrito, que veio se abrindo e se firmando como uma tendência importante. “Em 2015, a empresa foi adquirida pelo fundo de investimento americano Arlon Group e, com o apoio desse controlador, conseguimos fazer diversos investimentos em linha de produção, armazenagem, estrutura de distribuição, etc., tudo para trazer o crescimento que era demandado pelo mercado.” Com esse movimento, a Grano Alimentos conseguiu incorporar várias marcas ao portfólio, entre 2020 e 2022, como a licença para produzir os vegetais congelados da Bonduelle. “Mais recentemente, investimos também em certificações internacionais de segurança alimentar, como é o caso da BRCGS (Brand Reputation through Compliance), considerada a mais rígida do mercado, entre outras.”

Manifestando sobre vegetais congelados, ele destacou que essa tendência vem crescendo em virtude de vários fatores, uma inclinação que começou na pandemia, com as pessoas buscando opções mais práticas e saudáveis para consumir. “Essa busca não se dá apenas fora de casa, mas dentro de casa também, cozinhando o próprio alimento. São várias frentes que nos permitem chegar a cada vez mais consumidores.” O executivo apontou entre as frentes que mais crescem e que permitem à companhia surfar nessa onda, a compra do mix de legumes para elaboração de tortas caseiras e outros pratos, pois basta refogá-los e em cinco minutos estão prontos. “Enfim, é a mudança de comportamento do consumidor que nos favorece.”

O diretor acrescentou que, atualmente, há também muitas empresas que vendem marmitas congeladas com comida saudável elaboradas com os produtos da Grano, além de grandes redes de restaurantes que buscam essa praticidade, já tendo tudo porcionado, facilitando o manuseio, o armazenamento e o consumo. “Além de evitar a oscilação na padronização, desperdício de alimentos, procuramos educar nosso cliente no sentido de que, com o emprego de vegetais congelados, ele vai reduzir o tempo de preparo e padronizar o sabor dos pratos, além de evitar perdas. No fim do dia, ele terá qualidade percebida pelos consumidores e garantirá a rentabilidade do negócio.” Michele explicou também como são produzidos os vegetais congelados, garantindo que tenham o mesmo frescor do alimento in natura, preservando os nutrientes e desfazendo um mito enganoso no mercado. Ele também falou do processo de inovação por cocriação, aproveitando a grande proximidade com os clientes, entre outros assuntos.


O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1212 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,9 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (02), com a presença de Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do cliente da Vibra, que falará da transformação da experiência associando inovação com voz do cliente; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “O fim do funil de vendas? Nova jornada do consumidor quebra conceitos e exige inovação”, reunindo Adilson Batista, CIO da Cadastra, João Francisco Martins, diretor de dados e IA da Confi/Neotrust, Nick Farr, gerente de vendas da HubSpot no Brasil, e Ricardo R. Junior, CRO & CIO na Aunica.

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