O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

A semana que passou: nasce o Publicis Omnicom Group, grandes prejuízos…

Com a tendência cada vez maior de formação dos hipermegagrupos de comunicação, como ficará os inevitáveis conflitos de interesse?

Maurice Levy, CEO da Publicis, que vai dividir o co   mando da Publicis Omnicom com John Wren

Maurice Levy, CEO da Publicis, que vai dividir o comando da Publicis Omnicom com John Wren

O assunto deve ter passado pela cabeça de muita gente neste final de semana ao ser anunciado, neste domingo, que o grupo francês Publicis, número três mundial da publicidade, e o americano Omnicom, número dois do setor, irão se fundir para criar um novo líder do setor que se chamará Publicis Omnicom Group.

De acordo com as informações distribuídas na coletiva de imprensa que anunciou a “intenção da fusão”, o grupo será co-dirigido por Maurice Levy (Publicis) e John Wren (Omnicom), que dirigem atualmente as duas empresas e o capital do novo grupo será repartido em duas partes iguais entre os acionistas das duas empresas.

A semana foi pródiga em anúncios de prejuízos de grandes empresas. Ou, pelo menos, diminuição nos lucros. Foi o caso do Pão de Açúcar, que anunciou um lucro 68,6% menor no segundo trimestre comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado da companhia ficou em 77 milhões de reais, ainda que a receita da companhia tivesse aumentado 11,2% entre abril e julho, para 13,4 bilhões de reais. Aumento das despesas operacionais foi a explicação.

O o lucro da Telefônica Brasil também caiu: 15,8%. Foi de 914 milhões de reais no segundo trimestre deste ano. A receita operacional líquida da empresa subiu 3% no trimestre, para 8,491 bilhões de reais, enquanto os custos operacionais saltaram 14,9% na comparação anual.

No caso da Usiminas, foi prejuízo mesmo. A empresa registrou mais um trimestre de perdas e acumulou prejuízo de 22 milhões de reais no período. O montante é 75% menor em relação ao segundo trimestre de 2012 e 82% menor na comparação com o trimestre anterior.

Outra que apresentou um lucro menor foi a Apple. A empresa vendeu 31,2 milhões de iPhones no trimestre – um recorde para os três meses até junho – ante 26 milhões no mesmo período do ano passado, o que contribuiu para as vendas da empresa subissem de 35 para 35,3 bilhões de dólares há um ano. Ainda assim, a companhia anunciou uma queda de 22% de lucro para 6,9 bilhões de dólares.

Na contramão positiva, o Bradesco divulgou nesta semana um lucro líquido de 2,949 bilhões de reais no segundo trimestre, 4,1% mais sobre o mesmo período do ano passado.

As notícias sobre a Petrobrás foram de outro campo. A empresa inaugurou as primeiras cisternas do Programa Uma Terra Duas Águas, programa que receberá um investimento de 200 milhões de reais nos próximos 12 meses para a construção de 20.000 sistemas de captação e armazenamento de água da chuva em 210 municípios do semiárido. O projeto faz parte de um conjunto de ações para enfrentamento da maior estiagem dos últimos 50 anos na região.

E as companhias aéreas GOL e Alitalia fecharam um acordo de compartilhamento de voos (codeshare) nesta semana que entrará em vigor assim que as autoridades brasileiras aprovarem o negócio. A empresa iltaliana inicia assim a implantação do plano estratégico 2013-2016 para o desenvolvimento da rede intercontinental, enquanto a GOL dá mais um passo para reforçar sua ofertas de voos internacionais.

Na área de mídias sociais, algumas novidades interessantes.

O LinkedIn anunciou seus “Sponsored Updates”, ou seja, atualizações patrocinadas. Segundo declarou a rede, isso representa a expansão do seu “ecossistema de conteúdo”, permitindo que as empresas construam relacionamentos na homepage de participantes que não seguem aquela empresa.

O SlideShare, por sua vez, lançou um novo player especificamente para infográticos que “otimiza a experiência desse tipo de conteúdo de importância crescente”, afirmou a rede.

E a Foursquare anunciou a expansão do seu serviço Foursquare Ads para negócios locais. O produto já está em operação para determinadas empresas nos EUA, Reino Unido, Turquia, Rússia – e Brasil. E tem uma lista para adesões. O anúncio da semana passada, na verdade, foi de que o número de participantes aumentaria em alguns milhares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima